PUBLICIDADE

Ministra da Agricultura nega redução em demarcação de terras indígenas

PUBLICIDADE
Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra recém-empossada da Agricultura, Tereza Cristina, negou hoje (2) que a inclusão da demarcação de terras indígenas para o rol de atribuições da sua pasta resultará na diminuição de terras demarcadas.

“De jeito nenhum, não vamos arrumar um problema que não existe”, afirmou a ministra. “É simplesmente uma questão de organização”, disse ela a jornalistas após tomar posse do cargo.

Ontem (1º), por meio de medida provisória assinada pelo presidente recém-empossado Jair Bolsonaro, o Ministério da Agricultura passou a concentrar algumas atribuições, como a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas, que eram antes de responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). A publicação também transfere para a pasta a responsabilidade de regularizar terras quilombolas, função antes desempenhada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo a ministra, o objetivo do novo governo foi reunir todos os temas fundiários na pasta da Agricultura. “Os assuntos fundiários, todos eles, seja o que for, estão vindo pra o Incra, toda parte, o mosaico de todas as terras brasileiras estarão sob a atuação do Incra”, disse ela.

Questionada sobre preocupações a respeito das exportações de carne a países árabes, devido a uma possível transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, Tereza Cristina afirmou que já em sua cerimônia de posse conversou com diplomatas desses países, e que abrirá uma mesa de diálogo com objetivo de fortalecer o comércio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce 3,2%; margem bruta das indústrias cai

Demanda aquecida por coprodutos da soja amplia a capacidade...

Preço do bezerro de 7 arrobas em Mato Grosso atinge maior valorização

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou que...

Campanha de atualização de estoque de rebanhos começa sexta em MT

A partir de sexta-feira (1º), começa em Mato Grosso...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 2,5%, constata instituto

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que o...
PUBLICIDADE