sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Indea tem apoio da Acrismat e reforça no Nortão e demais regiões ações para evitar peste suína

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) firmaram termo de cooperação técnica com Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) para o fornecimento de 4 veículos que ajudarão na fiscalização no Estado como ação preventiva para evitar casos de peste suína clássica, como ocorreu recentemente no Ceará e Piauí. Durante 45 dias os veículos vão monitorar e tentar coibir o trânsito ilegal de animais nestas regiões, que incluem os municípios de Vila Rica, Água Boa, Cocalinho, Torixoréu, Barra do Garças e outros.

Os veículos serão utilizados por servidores do Indea, que trabalharão na região de fronteira com o Pará até o município de Barra do Garças. O Pará não tem reconhecimento de área livre da peste suína. “Vamos intensificar as ações de prevenção já que dois Estados do nordeste registraram casos da doença, o que coloca em risco as regiões mais próximos”, concluiu o médico veterinário da Acrismat, Igor Queiroz.

O vice-presidente da Acrismat, Moisés Sachetti, disse que “é quase que uma obrigação do fundo e de todo o setor da suinocultura trabalhar junto nesse momento de uma possível crise, e para isso decidimos viabilizar estes veículos para ajudar na fiscalização, monitoramento e vigilância de veículos de carga animal ou não, e ainda a educação sanitária do motoristas que trafegam pela região norte do Estado”.

O diretor técnico do Indea, Alison Cericatto, disse que “o Estado faz seu planejamento, mas infelizmente dentro dele não há previsão para situações de emergências. E essas situações muitas vezes necessitam de um aporte rápido de recursos financeiros e estrutura para que sejam controladas, por isso é crucial essa parceria entre setor público”, enfatizou.

Desde outubro de 2018, foram identificados 44 casos no Brasil, todos no Ceará, que também está fora da área identificada como livre da doença. O Piauí registrou o primeiro caso de Peste Suína Clássica (PSC) em abril, e decretou no dia 8 do mesmo mês estado de emergência zoossanitária em Lagoa do Piauí, município onde ocorreu o caso. A confirmação do caso foi divulgada em nota técnica do Ministério da Agricultura, informa a assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE