PUBLICIDADE

Conab revisa dados, cita “excelente produtividade” e projeta produção arroz ainda maior em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou os dados da cultura de arroz e projetou uma produção ainda maior em Mato Grosso. No início do ano, quando o Estado ainda estava plantando o cereal, a autarquia federal havia estimado um aumento de 0,9% na produção, em relação à safra passada. Agora, com o início da colheita, a Companhia já projeta uma safra de 415 mil toneladas, um crescimento de 2,6% em relação à temporada anterior.

Entre o boletim divulgado no início do ano e o divulgado este mês, a Conab também diminuiu a previsão de área plantada, de 123 mil para 121 mil hectares. Caso a área seja mantida, representará um aumento de 2% em relação à safra 2019/2020. Para explicar o crescimento na produção, a Conab aponta uma melhora na produtividade.

“A cultura tem apresentado bom desenvolvimento, e o produto colhido apresenta ótima qualidade, apesar de a umidade do grão estar, para estas primeiras áreas, superior a 20%, um pouco acima do ideal. A expectativa é que excelente rendimento médio seja obtido para esta safra devido aos melhores pacotes tecnológicos empregados e também ao regime favorável de chuvas”, cita a autarquia, no relatório.

De acordo com a Conab, a produtividade média é projetada em 3.431 kg/ha, 0,6% a mais que na temporada passada. No início do ano, a Companhia havia projetado um rendimento 3,2% menor que na safra anterior.

Ao divulgar o boletim, a Conab apontou o início da colheita de arroz, “ainda que de forma incipiente, com apenas 1,1% da área dedicada à cultura já colhida”. Segundo a autarquia, a expectativa é que os trabalhos se concentrem principalmente em março, estendendo-se até abril e maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE