A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate, esta manhã, o projeto de lei (PL 6717/16) que disciplina o porte rural de arma de fogo. A reunião será realizada no Rio Grande do Sul a pedido do deputado Afonso Hamm (PP-RS).
De acordo com o parlamentar, a segurança pública é uma das questões que mais preocupa os produtores, trabalhadores e os residentes rurais. “Além de conviver com o medo de ter sua propriedade invadida e seus bens surrupiados, há o pavor da violência com que muitas vidas estão sendo ceifadas pelos criminosos que o sistema não consegue tirar de circulação”, afirma.
Para Hamm, o porte rural de armas deveria ser mais discutido pela sociedade. “Não estamos falando de liberar o acesso às armas, mas de possibilitar que residentes em áreas rurais que atenderem a uma série de requisitos possam portar arma de fogo, visto que na maior parte dessas localidades o acesso ao socorro é ainda mais dificultoso”, acrescenta.
Foram convidados o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Sergio Souza, o relator do PL 6717/16 na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Alberto Fraga (DEM-DF); o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Rivaci Sperotto, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Cezar Joel da Silva; e representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul.
A reunião será realizada às 11 horas, no auditório da Farsul, no Parque de Exposições da Expointer, em Esteio (RS).