PUBLICIDADE

Cai produção de leite em Mato Grosso; Médio Norte tem maior retração

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Gabriel Faria/arquivo)

O volume captado do leite é um dos parâmetros mais importantes da pecuária leiteira, pois acompanha a quantidade de matéria-prima entregue às indústrias. No acumulado de janeiro a novembro passados houve queda acentuada de 8,24%, o que correspondeu com o volume total de 32,91 milhões de litros adquiridos em Mato Grosso, em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA)>

“Essa redução, além de ser um ponto de atenção para os atuantes da área, tem sido ocasionada principalmente pela seca mais intensa registrada durante o ano e pela maior destinação das matrizes ao abate. Para se ter ideia, a região Médio-Norte foi a que apresentou maior queda na quantidade total captada, de -64,59% neste mesmo comparativo. Fatores como a predominância da agricultura na região, somados à alta nas cotações dos grãos como milho e soja, influenciaram na tomada de decisão do produtor em deixar o ramo do leite e destinar suas terras à lavoura”, avalia o instituto.

O preço do leite pago ao produtor em dezembro, referente ao volume captado em novembro, apresentou decréscimo de 0,34% ante o mês anterior. É a primeira queda registrada após seis meses de alta nas cotações. O preço médio ficou em R$ 1,72 o litro.

O IMEA conclui, no primeiro boletim de 2o021, que o ano passado, foi marcado por recordes históricos no preço do leite pago ao produtor, o qual chegou a ser cotado a R$ 1,73/litro na praça mato-grossense. Este cenário foi decorrente da menor oferta durante o ano, enquanto o consumo interno cresceu por causa do auxílio emergencial. Porém, na agricultura o movimento foi mais intenso e os reajustes mensais para o preço do milho e farelo de soja foram superiores aos observados no preço do leite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Área de milho em Mato Grosso cresce mas produtividade pode ser menor, prevê IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária projeta que a...

Mato Grosso fecha ano com recorde na produção de algodão

A safra 2024/25 marcou novo recorde na produção de...
PUBLICIDADE