PUBLICIDADE

Aprosoja quer que novo presidente aproxime Embrapa das necessidades do setor produtivo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: Jorge Duarte/arquivo)

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, acredita que o pesquisador e engenheiro agrônomo Sebastião Barbosa, novo presidente da Embrapa, terá o desafio de fazer com que Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária esteja mais próxima das necessidades do setor produtivo. “Sebastião Barbosa é um técnico da Embrapa Cerrados. A expectativa da Aprosoja em torno do seu mandato é grande. Queremos fazer um debate sobre as principais variedades e as principais pesquisas sobre os insumos agrícolas. Estamos passando por um período político importante. Nada melhor do que esse momento fazer uma reestruturação na Embrapa, onde possamos contar com a participação das entidades e de uma nova diretoria, participando de forma proativa para devolver à Embrapa o poder de pesquisa”, afirmou Pereira.

Barbosa assumiu a Embrapa para um mandato de três anos. Ele substitui Maurício Lopes, que concluiu o segundo mandato e retomará a função de pesquisador. Com 42 unidades de pesquisa e sete unidades centrais, a estatal tem 9,6 mil empregados, dos quais 2,4 mil são pesquisadores.

“Hoje o Brasil exporta não só alimentos e fibras, mas conhecimento, tecnologia, produtos e serviços para outros países localizados nos trópicos. Temos papel fundamental na garantia da segurança alimentar do planeta. Temos melhor conhecimento do nosso território e nos orgulhamos do esforço que fizemos para a sua conservação usando apenas o mínimo necessário para uma agricultura tão eficiente, competitiva e sustentável”, afirmou o novo presidente da Embrapa, que tem 4 2 Unidades Descentralizadas, atuando de norte a sul do Brasil e no exterior, além de ser uma das instituições responsáveis pela mudança do país do patamar de importador para exportador de alimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE