PUBLICIDADE

Mauro garante na Bolívia fornecimento de gás para Mato Grosso após poços desmoronarem

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria - atualizada às 15h30, em 18/10)

O governador Mauro Mendes esteve, hoje, na Bolívia, reunido com o ministro de Hidrocarburos, Franklin Molina, e o presidente da estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Wilson Zelaya, para assegurar que o gás natural continue a ser fornecido para Mato Grosso fortalecendo abastecimento para indústria e setor automotivo. Mauro expôs que apesar da queda no fornecimento, devido ao desmoronamento de um dos poços bolivianos que atingiu não só Mato Grosso, mas também a Argentina e a Petrobrás, não há interrupção no fornecimento de gás no Estado.

Em junho passado, o governo assinou contrato firme para fornecimento de gás natural da Bolívia com vigência de cinco anos, a partir de janeiro do ano que vem para receber até 3,5 milhões de m³ de gás natural ao mês durante o próximo ano  podendo chegar até 6,5 milhões de m³ até 2027.

“Conseguimos garantir que não haja interrupção no fornecimento, graças aos importantes investimentos que estamos fazendo para desenvolver a cadeia do gás, tanto veicular, como a construção da rede de distribuição para as indústrias, que vai ser alocada lá no Distrito Industrial (Cuiabá)”, declarou o governador, após o encontro com os líderes bolivianos.

O Estado tem uma posição estratégica no mercado nacional de gás e grande potencial de desenvolvimento também para o mercado de ureia. “Conversamos de forma bastante positiva e esperamos até a próxima semana uma resposta firme para uma possível ampliação no fornecimento de gás, em 2022, para Mato Grosso. Mais uma vez nós acreditamos que vamos fortalecer e consolidar essa matriz energética no nosso Estado”, emendou.

O planejamento do governo de Mato Grosso e ter quantidade maior de gás boliviano para atender número maior de motoristas, como os de aplicativo, pois o gás natural gera economia estimada de aproximadamente 50% em relação ao etanol e de 30% na gasolina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE