PUBLICIDADE

Sinop: TCE aprova por unanimidade contas do penúltimo ano da gestão de Rosana

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Jocil Serra/arquivo/assessoria)

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso decidiu, por unanimidade, parecer favorável à aprovação das contas anuais de governo do município de Sinop, referentes ao exercício de 2019, penúltimo ano da gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli. Nasessão extraordinária remota, o relator, conselheiro interino Luiz Carlos Pereira, explicou que, “a gestão do município de Sinop respeitou os limites constitucionais relacionados aos investimentos nas áreas de Saúde, Educação, FUNDEB e repasses ao Legislativo, o que igualmente contribui para o julgamento favorável destas Contas Anuais”.

O relator recomendou à câmara que determine ao prefeito que reduza o percentual de autorização para abertura de créditos adicionais para o máximo de 15% na elaboração da Lei Orçamentária para os próximos exercícios, em conjunto com o legislativo. Seguindo o parecer do Ministério Público de Contas, manteve as inadequações e expediu recomendações ao poder legislativo de Sinop para que determine ao chefe do Poder Executivo a adoção de medidas corretivas.

Além disso, decidiu pela instauração de tomada de contas ordinária diante de indícios de danos ao erário causado pelo pagamento de juros, multas e demais acréscimos nas prestações previdenciárias pagas em atraso. “O objetivo é identificar os responsáveis e quantificar o dano que corresponde ao débito”, disse.

Luiz Carlos Pereira destacou ainda que, em comparação entre os pareceres prévios foi verificada a reincidência em somente uma irregularidade de natureza grave, a qual deve ser sanada pela administração.  “As irregularidades caracterizadas não têm o condão de ensejar emissão de juízo contrário a aprovação das contas, sendo que tais achados apesar de classificados como graves, não comprometeram a execução orçamentária, financeira e patrimonial do Município de Sinop”, concluiu o relator, através da assessoria do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE