PUBLICIDADE

Prefeito pode decretar situação de emergência em Sorriso devido as fortes chuvas que prejudicam colheita

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba/Lucas Torres de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo/Atualizado às 11h30)

As fortes chuvas também em Sorriso, atrasando a colheita da soja no município campeão nacional, plantio do milho e deixando estradas com trechos críticos está preocupando os agricultores diante do risco de perder parte da safra. O prefeito Ari Lafin montou grupo de trabalho e estuda decretar situação de emergência.

“O momento que nós estamos passando (com muitas chuvas é) crítico e preocupante. Volumes fortes de chuvas, prejuízos no agronegócio. Estamos formando grupo de trabalho e vamos debater com o Sindicato Rural. Hoje, já sai um decreto de alerta sobre as nossas estradas, estamos muito preocupados. O lençol freático sobe, umidade superior”, expôs o gestor.

“Precisamos tirar a soja quando colhida e isso vai ter que trafegar pelas estradas. Estamos lançando este estado de alerta e vamos montar grupo de estudo para analisar a questão de decreto de emergência”, acrescentou o prefeito. 

A prefeitura faz estudo necessário para a declarar situação de alerta. Já à Defesa Civil busca mobilizar secretários municipais das cidades circunvizinhos para avaliar o pedido de situação de emergência. Uma reunião entre os gestores para avaliação está prevista para sábado. 

A colheita de soja está muito atrasada, em todo o Estado, em relação ao ano passado. Até agora, em Sorriso, cerca de 60% das áreas com a oleaginosa foram colhidos. Sorriso plantou 605 mil hectares.

Fevereiro terminou com mais que o dobro das chuvas esperadas e atingiu 600 milímetros segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET ) Francisco de Assis. A tendência é de pouco sol nos próximos dias.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...
PUBLICIDADE