PUBLICIDADE

Santuário em Mato Grosso faz campanha para resgatar mais uma elefanta na Argentina

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero e Herbert de Souza (foto: assessoria)

O Santuário dos Elefantes Brasil, localizado em Chapada dos Guimarães (68 quilômetros de Cuiabá) iniciou uma campanha na internet para arrecadar R$ 95 mil, que serão usados para resgatar a elefanta Kenya, de 32 anos, que vive completamente sozinha no Bio Park, em Mendoza, na Argentina. Até agora, já foram doados mais de R$ 32,9 mil.

De acordo com a descrição feita pelo santuário, para o resgate é necessário construção do habitat para fêmeas africanas, que também abrigará Kenya. É previsto construção do centro médico e do recinto que permitirá que 10 fêmeas sejam resgatadas. Também há um planejamento para que esse local seja expandido, quando possível.

Atualmente, 4 elefantas asiáticas, conhecidas por Maia, Rana, Ramba e Lady, vivem no Santuário. A última a chegar no local foi  Lady, no final do mês passado. Ele estava vivendo no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB) e após intervenção do Ministério Público Federal paraibano, foi resgatada.

Em 2010, quando ainda participava de apresentações em Minas Gerais, passou a ser acompanhada pelo santuário, com a coleta de informações sobre a realidade do animal. No ano seguinte, se tornou propriedade de um circo europeu.

As duas primeiras foram Guida e Maia, em 2016. Porém, Guida morreu em junho deste ano. A 4ª moradora é a Ramba, que chegou em outubro. Ela veio do Chile e desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Membros do santuário compartilharam todo o trajeto de Ramba, que foi guiado pela Polícia Rodoviária Federal. As imagens mostram o animal sendo alimentada com frutas e, ainda, as pausas para descanso.

Conforme Só Notícias já informou, o processo de licenciamento do Santuário de Elefantes Brasil é conduzido pela Coordenadoria de Atividades de Pecuária Intensiva, Irrigação e Aquicultura com manifestação da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.

O Santuário de Elefantes Brasil é o primeiro na América Latina. A organização resgata elefantes em situação de risco e oferece espaço, condições e cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE