sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais uma elefanta resgatada por maus-tratos vai morar no Santuário em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

A chegada da elefanta Aliá Lady está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira, no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães. Ele estava vivendo no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB) e após intervenção do Ministério Público Federal paraibano, foi resgatada. São mais de 3,2 mil quilômetros da viagem da Paraíba até Mato Grosso começaram a ser percorridos na última segunda-feira . Nesse primeiro dia foram percorridos 700 km. A Polícia Rodoviária Federal tem escoltado Lady e a equipe do Santuário. O trajeto passa por Sergipe, Bahia, Goiás e, por fim, Mato Grosso.

Aos 47 anos, Lady experimentará, pela primeira vez, a liberdade, após um período de luta por essa transferência. Nascida nos Estados Unidos, chegou ao Brasil ainda filhote e foi trabalhar em circos. Em 2010, quando ainda participava de apresentações em Minas Gerais, passou a ser acompanhada pelo santuário, com a coleta de informações sobre a realidade do animal. No ano seguinte, se tornou propriedade de um circo europeu.

Por conta dos maus-tratos, foi confiscada no Nordeste, em 2013, e direcionada para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Entretanto, a unidade não tinha um ambiente capaz de comportar a elefanta. Ali ela conseguia dar pequenos passos, enquanto estava acorrentada por uma das patas. A essa altura, Lady já apresentava problemas nas patas e pelos sintomas trata-se de osteomielite, um tipo de infecção que atinge os ossos.

Essa será a quinta elefanta a vir para o Santuário. As duas primeiras foram Guida e Maia, em 2016. Porém, Guida morreu em junho deste ano. A 4ª moradora é a Ramba, que chegou em outubro. Ela veio do Chile e desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Membros do santuário compartilharam todo o trajeto de Ramba, que foi guiado pela Polícia Rodoviária Federal. As imagens mostram o animal sendo alimentada com frutas e, ainda, as pausas para descanso.

O Santuário de Elefantes Brasil é o primeiro na América Latina. A organização resgata elefantes em situação de risco e oferece espaço, condições e cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE