terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Tribunal reprova contas da prefeitura de Tapurah

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu, por maioria, parecer contrário à aprovação das contas anuais de governo da prefeitura de Tapurah (100 km de Lucas do Rio Verde), exercício de 2018, sob a responsabilidade do prefeito Iraldo Ebertz. O voto divergente da conselheira interina Jaqueline Jacobsen foi pela emissão de parecer contrário porque o município não cumpriu o repasse constitucional de 25% para a Educação. Foi vencido o voto do relator do processo, conselheiro interino Isaias Lopes da Cunha, que votou pela emissão de parecer favorável à aprovação das contas.

Jacobsen destacou que fiscalizar a aplicação de 25% da receita do município na Educação não se trata de mera aferição contábil, mas de entender que o Tribunal de Contas tem papel importante no sentido de cobrar a aplicação desse mínimo constitucional e que não cabe aos conselheiros mudar esse percentual e considerar aceitável um valor menor. “Essa é uma área sensível da Constituição Federal e que prevê até intervenção no município caso o limite seja descumprido”, destacou.

O entendimento da conselheira Jaqueline Jacobsen foi acompanhado pelos conselheiros interinos Luiz Henrique Lima e João Batista Camargo, além do presidente da Corte de Contas, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto.

No voto original, o relator manteve a irregularidade sobre a aplicação de 24,45% da receita de impostos, na manutenção e desenvolvimento do ensino em descumprimento ao percentual mínimo de 25% estabelecido na Constituição Federal, mas havia optado por expedir recomendações ao chefe do Poder Executivo, para que compensasse em 2019 o índice de 0,55% relativos à educação que foram suprimidos em 2018.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE