sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Ministro Sergio Moro elogia criação da Delegacia de Combate a Corrupção em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Rafaella Zanol)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, elogiou a decisão do governo do Estado de criar a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção em Mato Grosso (Deccor).  “Parabenizo a Polícia Civil e o Governo de Mato Grosso pela instalação da delegacia, que nasce com uma estrutura adequada, com três delegados, 18 investigadores e seis escrivães, é um bom começo, e também com laboratório de lavagem de dinheiro. O ministério tem incentivado os estados a criar unidades para atuar nessa área. A corrupção, por muito tempo, as pessoas pensavam que era atribuição exclusiva da Polícia Federal, mas não é. As policias estaduais tem muito a contribuir e um passo importante é a criação dessas delegacias. O mérito é local e que sejam geradas investigações produtivas e importantes para a sociedade”, destacou o Moro, em um vídeo.

A delegacia foi instituída em outubro, em decreto assinado pelo governador Mauro Mendes, e integra a estrutura da Diretoria de Atividades Especiais e tem circunscrição estadual, com atuação nas investigações de fraudes ou modalidades de corrupção praticadas na administração pública direta ou indireta municipal e em ações de agentes que atuem de forma isolada ou em grupo na lavagem ou ocultação de bens.

O delegado-geral Mário Dermeval Aravéchia de Resende, acrescenta que a unidade atuará em uma linha de trabalho investigativo nos moldes da força-tarefa da Operação Lava Jato, seguindo uma tendência de todos os Estados, conforme as premissas adotadas pelo Ministério da Justiça. “A Polícia Civil, mesmo com a crise de efetivo e escassez de recursos conta com apoio do governo para ter uma estrutura que possa atuar de maneira bastante rigorosa no combate aos crimes de corrupção e que as ações investigativas permitam ao Estado ter de volta recursos que porventura sejam desviados”, afirma.

O delegado Eduardo de Paula Botelho foi designado para chefiar a nova delegacia e tem como adjuntos os delegados Luiz Henrique Damasceno e José Ricardo Garcia Bruno.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, acrescentou que o alinhamento de Mato Grosso com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem como um das prioridades o reforço nas ações de combate à corrupção.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE