quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Sindusmad promove encontro de madeireiros no Nortão para fortalecer setor

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) promoveu o 1º Encontro de Madeireiros de Itaúba com o objetivo de reunir, integrar e fortalecer o setor de base florestal do município. O evento contou com a participação do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que trouxe informações técnicas e jurídicas, além de esclarecer as dúvidas dos participantes.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, uma das metas de sua gestão é levar de forma descentralizada a atuação do sindicato. “Esse é um trabalho que a gente quer fazer. O nosso objetivo é realizar estes encontros com madeireiros pelo menos quatro vezes ao ano. Isso é uma integração de informações e amizade. Vai fomentar bastante o nosso trabalho, vamos trazer mais para perto, ser mais participativo e atrair novos sócios”, enfatizou.

O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco participou da reunião e confirmou que a Assembleia Legislativa reconhece a importância do setor para a economia e o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso e por isso tem trabalhado para desburocratizar em termos de leis.  “O setor de base florestal tem praticamente 100 mil colaboradores agregados, além de contribuir com mais de R$ 100 milhões de ICMS, contribuir com mais de R$ 50 milhões de FETHAB do estado do Mato Grosso. Nós temos que dar uma atenção devida por isso a Assembleia está atenta a modificações, alterações e simplificações de alguns procedimentos para ajudar um setor tão importante como o setor de base florestal”, garantiu.

O Cipem, que é a união de oito sindicatos patronais de Base Florestal do Estado de Mato Grosso, esteve presente a fim de esclarecer dúvidas técnicas e jurídicas e trazer novas informações aos participantes a respeito da legislação. Um dos assuntos abordados foi a nova plataforma de monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que já está em funcionamento e que vai atuar em tempo real no controle e combate ao desmatamento ilegal.

Para o diretor executivo do Cipem Valdinei Bento dos Santos, que a parceria entre Sindusmad e Cipem é fundamental para a defesa do setor. “Eu tenho minha origem em uma indústria madeireira e conheço as dificuldades de produção, de manejo, de floresta. E hoje, sobretudo com essa questão ambiental complexa e com a mídia destorcendo os fatos, é quase impossível trabalhar sem esse guarda-chuva, sem proteção. E o Cipem ao proporcionar isso aos associados do Sindusmad, traz um conforto, uma segurança de estarmos no caminho certo, na defesa dos interesses do coletivo”, destacou.

O prefeito de Itaúba, Valcir Donato, disse que a economia do município vai melhor à medida que o setor madeireiro se fortaleça junto ao Sindusmad. “O setor de base florestal é um dos carros-chefes da economia do nosso município. O fortalecimento do Sindusmad em Itaúba vai contribuir com os madeireiros que fazem parte do sindicato para que se organizem melhor, se desenvolvam ainda mais, gerando mais empregos e renda, e melhorando de maneira geral a economia local e a qualidade de vida da população”, explicou.

O empresário madeireiro Alexandre Granoski, primeiro associado do Sindusmad do município de Itaúba, reforçou a importância de ser filiado. “Eu acho muito importante o sindicato, ele traz a confiabilidade ao nosso setor. Tiramos nossas dúvidas e fazemos nossas reclamações. Ele é o fortalecimento do nosso setor. Se hoje temos cinco, amanhã podemos ter dez ou até ter todos porque eles vão passar a entender a importância do sindicato no nosso município”, garantiu.

Durante o evento, que foi realizado na sexta-feira (8), os novos associados do Sindusmad receberam um kit de boas-vindas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dupla morre em confronto com a Força Tática em Mato Grosso

Dois homens morreram em uma ação da Força Tática,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE