PUBLICIDADE

Festejos da Semana Farroupilha terminam com sessão solene da câmara no CTG em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

Para celebrar a cultura gaúcha, a câmara de vereadores realizou, ontem à noite, no Centro de Tradições Gaúchas Recordando os Pagos, sessão solene em homenagem à Semana Farroupilha, que teve início no último dia 13. A pedido do CTG, foi homenageado João Carlos D´Avila Paixão Côrtes, símbolo do gauchismo, com a apresentação de um vídeo mostrando como se originou o movimento tradicionalista.

Marcando a tradição, logo início dos trabalhos o patrão do CTG, Darci Sganderla, acompanhado da esposa Rosa Maria, entregou ao presidente do legislativo, Fabio Gavasso (PSB), o lenço que faz parte da indumentária do gaúcho.

A entrada das bandeiras foi feita por peões e prendas e a execução dos hinos ficou por conta do diretor artístico do CTG, Fernando Massoti.

Também teve o chimarrão, herança cultural dos índios guaranis, associado a momentos de convívio em sociedade, que foi entregue às autoridades, e a entrada da chama crioula, marco inicial do movimento tradicionalista.

Durante o evento foram entregues 39 moções de aplauso às invernadas campeira e artística. A sessão foi marcada ainda por apresentações das invernadas artísticas com declamação de poesia, canto e dança.

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835, quando os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venceram o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a “Guerra dos Farrapos”, que se estendeu até a 1º de março de 1845.

O dia 20 de setembro, e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos, apresentando como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem 332 vagas de emprego ofertadas nesta semana

As empresas de Sinop cadastradas no Sistema Nacional de...

Politec busca familiares de cinco pessoas para liberação de corpos em MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) está à...

Juiz mantém prisão de casal após morte de bebê de 2 meses em Sinop

O juiz Walter Thomaz Costa decidiu manter a prisão...
PUBLICIDADE