PUBLICIDADE

Mantida prisão de acusado de envolvimento com quadrilha que roubou aviões em MT

PUBLICIDADE

Foi mantida a prisão cautelar de homem acusado de integrar uma quadrilha responsável pelo roubo de duas aeronaves no Município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá). A decisão é da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que rejeitou os argumentos postulados pela defesa quais sejam primariedade, bons antecedentes, residência fixa, família e emprego estável. No entendimento do relator, desembargador Gérson Ferreira Paes, a prisão cautelar se justifica em face da periculosidade do acusado, bem como da evidenciada intenção dele furtar-se à ação da Justiça, permanecendo foragido até que fosse decretada a sua prisão preventiva.

Consta dos autos que o paciente foi autuado em flagrante delito pela prática, em tese, dos crimes de roubo majorado pelo emprego de arma, pelo concurso de pessoas e restrição da liberdade da vítima, bem como por formação de quadrilha e resistência, com a utilização de violência e grave ameaça.

Em suas alegações, a defesa ressaltou os predicados favoráveis do acusado para afirmar que não havia nada que o desabonasse. Deixou consignada a desnecessidade da prisão, alegando a inexistência dos pressupostos ensejadores da prisão preventiva. Alegou que não existiriam provas nos autos que ligam a pessoa do paciente ao crime que se discute. Asseverou que ele possui família que depende de seu trabalho, sendo que a prisão cautelar lhe traria prejuízos de ordem moral.

Inicialmente, o relator asseverou que o habeas corpus não seria o meio adequado para a análise de questões de mérito, tendo em vista que, para tal discussão, far-se-ia necessária ampla produção de provas. Informou que, ao contrário do que alegou o impetrante, havia indícios suficientes da autoria de prática delitiva de expressiva gravidade que gerou desassossego e afetou a paz social, em face da violência com que foram perpetrados os crimes no aeroporto da cidade, inclusive com refém. Além da cópia da denuncia anexada, existem as declarações prestadas durante a fase inquisitiva onde o paciente foi apontado como integrante da quadrilha responsável pelo roubo de aviões naquele município.

“Portanto, tendo em vista que o Paciente está sendo acusado da prática, em tese, dos crimes de roubo majorado pelo emprego de arma, bem como pela subtração de duas aeronaves e por restringir a liberdade da vítima, combinado ainda com os crimes de formação de quadrilha e resistência, aos quais se atribui a autoria de delitos de extrema gravidade, que geram clima de insegurança e repulsa social, justifica-se a sua segregação para garantia da ordem pública”, afirmou o relator.

Segundo o magistrado, além de ficar foragido, sabendo que havia acusação em seu desfavor, o paciente não reside na comarca na qual está responde ao processo. Buscou ainda o entendimento do Superior Tribunal de Justiça para negar o pedido de liberdade provisória

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acusado de tentar matar esposa em MT acaba preso

Policiais militares prenderam um homem, de 35 anos, por...

Corpo é localizado com mãos e pés amarrados em área de mata no Mato Grosso

Um corpo em avançado estado de putrefação foi encontrado...
PUBLICIDADE