terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Faculdade de Nova Mutum promove integração entre acadêmicos e Judiciário

PUBLICIDADE

Os alunos do primeiro ano do curso de Administração de Empresas da Faculdade Municipal de Nova Mutum – FAMUNM participaram de uma aula diferente na noite de ontem, quinta-feira, dia 09. Através da iniciativa do professor Dirceu da Silva, da disciplina de Instituições de Direito Público e Privado – IDPP, quem fez a vez de professor foi o juiz e diretor do Fórum da Comarca de Nova Mutum, Gabriel da Silveira Matos e a promotora de justiça Michelle Vilella Maletta. Uma aula diferente que além de ensinamentos promoveu a integração entre os acadêmicos e o Poder Judiciário.

Gabriel da Silveira Matos fez uma explanação a respeito da diferenciação entre direito público e privado, além de explicar o funcionamento e competências dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo nas suas diferentes esperas. “A idéia foi mostrar para os acadêmicos a quem recorrer principalmente no que diz respeito a questões jurídicas. A organização do Judiciário é a primeira vista complexa, mas através dessa integração temos a oportunidade de mudar esse conceito”, disse. Gabriel ressaltou ainda o fato de o município ter se tornado Comarca a menos de um ano e de como é necessária essa integração.

A importância do Ministério Público e suas atribuições foi o tema abordado pela promotora de justiça Michelle Vilella Maletta na conversa com os acadêmicos. De acordo com a promotora, todos os cidadãos podem recorrer ao Ministério Público para denunciar situações de criminalidades, tanto em questões de ordem coletiva, como de caráter abusivo ou que coloquem em risco a integridade das pessoas e da comunidade. A promotora enfatizou também que essa integração do MP com a comunidade, a exemplo do que aconteceu na FAMUNM, vai continuar. O Ministério Público está localizado junto ao Fórum e desde o mês passado o atendimento é permanente.

Segundo o professor e advogado Dirceu da Silva, a idéia de trazer os representantes do Poder Judiciário para a Faculdade foi justamente para promover essa integração. “Os acadêmicos estão estudando questões relacionadas ao direito público e privado e nada melhor do que pessoas com profundo conhecimento do assunto, a exemplo do juiz e da promotora, para falar sobre isso. Além disso, como professores temos que ser criativos e promover aulas diferentes”, explicou. A aula contou com a presença de aproximadamente 60 alunos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE