quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Com os 2 inaugurados ontem Mato Grosso tem 16 unidades de Polícia Comunitária

PUBLICIDADE

Com as inaugurações de duas companhias de Polícia Comunitária em Sinop, ontem, as unidades em funcionamento no Estado chegam a 16 desde que a primeira foi colocada a serviço da comunidade no Bairro Pedra 90, em Cuiabá, no ano 2000. Para este ano, de acordo com o coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, major PM Wilson Batista, ainda serão inauguradas mais duas companhias em Cuiabá, nos bairros Jardim Vitória e Ribeiro do Lipa. “Nossa meta é que estas companhias estejam atuantes em todo o Estado, pois elas independem de estrutura física. O fundamental é a capacitação dos policiais e também dos conselhos de segurança”, salientou.

Visando o preparo dos policiais que trabalham junto às comunidades, a Sejusp, por meio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário realizará no próximo mês de julho em Sinop, entre os dias 1° e 3, um seminário de Planejamento Estratégico regional onde serão discutidas ações que serão implementadas na região de acordo com as necessidades. Além do coordenador, major Batista, deve participar do seminário o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira (ou algum representante), secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Orestes de Oliveira, o comandante regional Norte, coronel PM Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

No seminário deverão participar policiais militares e civis, membros dos conselhos de segurança e representantes de comunidades. “Esse seminário já foi realizado em outras companhias e os resultados foram bastante positivos”, destacou o coordenador. Ainda em Sinop, está prevista para novembro, entre os dias 7 e 11, o curso de Promotor de Policiamento Comunitário do qual participarão soldados, cabos, sargentos e subtenentes, mais agentes da Polícia Civil, ocasião em a qualificação será aprimorada.

Das 16 unidades da Polícia Comunitária que estão em funcionamento, incluindo as duas companhias inauguradas em Sinop, outras quatro estão no interior (duas em Rondonópolis e uma em Barra do Garças e a outra em Cáceres). Em Várzea Grande funcionam mais duas: no Jardim Imperial e também no Parque do Lago. Na capital estão instaladas mais oito. Duas na região do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), nos bairros Beira Rio e Santa Isabel; duas no Coxipó, no Pedra 90 e São João Del Rey; e quatro na região do 3° BPM, no Planalto, Pedregal, 3 Barras e Moinhos.

Mato Grosso é o Estado que mais vem se destacando no País na área de Polícia Comunitária. Tanto é que policiais de outros estados vem até Cuiabá participar de cursos de capacitação. Em agosto, nos dias 17, 18 e 19, o Governo do Estado preparou um grande encontro internacional para discutir estratégias e trocar experiências. O Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Segurança Cidadã, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, reunirá representantes, além dos estados brasileiros, do Canadá, Japão, Espanha, França e Chile. “Será uma excepcional oportunidade para a troca de experiências com países onde a polícia comunitária vem atuando há muitos anos e com sucesso. Estamos trabalhando para formalizar um convênio com a Polícia Real Montada do Canadá”, disse o coordenador.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende suspeito de matar adolescente com golpes de canivete em MT

A Polícia Civil confirmou, ontem, a prisão em Rondonópolis...

Golpe do falso atendente de banco deixa R$ 10 mil de prejuízo em Sinop

A mulher, de 35 anos, relatou aos investigadores de...
PUBLICIDADE