PUBLICIDADE

Depois de prisões, Ibama suspende ATPFs por 30 dias em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ibama do Mato Grosso estará sob intervenção por 60 dias, e já conta com uma equipe substituta. O interventor é o procurador que liderou as investigações, Elielson Ayres de Souza. O fornecimento de novas Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) está suspenso por 30 dias, e todos os servidores que operavam sistemas de controle estão descredenciados.

A partir desta data, nenhum dos servidores que atuavam no setor terão acesso aos sistemas de Fluxo de Produtos e Subprodutos da Floresta (Sismad), Integrado de Controle e Monitoramento dos Recursos Florestais (Sisprof) e Integrado de Cadastro e Fiscalização (Sicaf).

Ao mesmo tempo, foi ajuizada uma ação civil pública contra a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso (Fema/MT), para que deixe de autorizar desmatamentos considerando uma reserva legal de apenas 50% em propriedades rurais situadas em áreas de transição entre Cerrado e Amazônia ou de florestas.

Além disso, a Justiça Federal no Estado entendeu como necessária a busca e apreensão de processos de autorização de desmatamento expedidos pela Fundação. A ação foi desencadeada com a Operação Currupira da Polícia Federal, que já prendeu 120 pessoas em todo o Estado, inclusive o gerente estadual do Ibama, Hugo Werle.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura confirmação do governo de Mato Grosso de pavimentação de rodovia no Nortão

A prefeitura de Colíder (160 quilômetros de Sinop) informou...

Empresas e indústrias de Nova Mutum ofertam mais de 200 oportunidades de trabalho

Empresas e indústrias sediadas em Nova Mutum estão com...

Aeroporto de Sinop tem o melhor início de ano na história em número de passageiros

O Aeroporto João Batista Figueiredo de Sinop teve, nesse...

Sinop ganha 1,5 mil novas empresas em apenas 45 dias; MEIs lideram

Receita Federal, registrou, em janeiro e na primeira quinzena...
PUBLICIDADE