PUBLICIDADE

Comércio abrirá normalmente no feriado em Cuiabá

PUBLICIDADE

O feriado de Proclamação da República, celebrado neste sábado (15), não afetará negativamente as vendas do comércio da Grande Cuiabá. Isso porque os lojistas poderão manter o atendimento normal, sem alteração nos horários de funcionamento. O alerta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é feito somente quanto às obrigações trabalhistas, acordadas na convenção coletiva firmada entre entidades patronais e Sindicatos dos Empregados no Comércio de Cuiabá (Secc) e lei municipal 165/2008.

Conforme observa o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, o sábado é tradicionalmente o dia de maior movimento no comércio. “Neste sábado, os lojistas mantêm o atendimento normal, mas o valor da hora trabalhada é dobrado e os funcionários que ficarem na ativa também têm direito a 1 dia de folga, que deve ser concedido em até 30 dias”.

Em Cuiabá e Várzea Grande, devido ao acordo com o Secc, os estabelecimentos comerciais não podem funcionar no dia 25 de dezembro (Natal), em 1º de janeiro (Ano Novo), na Sexta-Feira Santa, em 1º de Maio (Dia do Trabalho) e no dia 2 de novembro (Finados).

Nos supermercados, o acordo firmado entre patrões e empregados é um pouco diferente, diz o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kassio Catena. “Por esse último acordo, que vigora em 2014 e 2015, apenas no Natal e no Ano Novo os supermercados devem suspender o atendimento”.

Nos demais feriados, os funcionários que trabalharem têm garantida a compensação com folga, concedida no prazo de até 180 dias e o pagamento a mais pela hora trabalhada.

Nos shoppings da Capital, o horário de funcionamento se mantém normal, das 10h às 22h, incluindo lojas, área de alimentação e lazer abertos. No Pantanal Shopping, a expectativa é incrementar as vendas em 8% neste sábado sobre igual período do ano passado, considerando o público que vem dos municípios do interior para aproveitar o feriado em Cuiabá, conforme informou a assessoria do estabelecimento.

Para a parcela da população que pretende ir às lotéricas para efetuar pagamentos ou realizar apostas, o presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos de Mato Grosso (Selomat), Ademir de Souza, deixa o alerta para que essas atividades sejam adiantadas para a véspera (14), já que no feriado a maioria desses estabelecimentos estarão fechados. “Os empresários podem manter o atendimento, mas grande parte deles, por questão de segurança, opta pela suspensão dos serviços”.

A exceção são as lotéricas instaladas nos 3 shoppings centers da capital, onde o atendimento será mantido das 10h às 18h, avisa Souza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE