quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Milan confirma construção do Senai em Mutum, Lucas, Sorriso e Alta Floresta

PUBLICIDADE

As cidades polos do eixo da BR-163 vão ter, nos próximos dois anos, unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O presidente do sistema FIEMT (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Jandir Milan, disse em entrevista ao Só Notícias, que Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta terão suas unidades construídas, com previsão de início ainda este ano. O investimento em cada uma está previsto em R$ 15 milhões.

Além das novas unidades, também será ampliada a unidade de Sinop, com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões. “Permutamos a área anexa ao Sesi e nesta semana deve sair a licitação para dar início à obra”, explicou Milan.

Em Lucas do Rio Verde, município com potencial agrícola e industrial, visto pela FIEMT como essencial para a definição de programas de capacitação e qualificação de mão de obra, faltava definir a doação da área, pelo município. “Assinei nesta segunda (12) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, para efetivar a doação”, explicou.

A presença física do Senai e Sesi servirão como atrativo para a vinda de mais indústrias. “Vai ser visível Lucas do Rio Verde antes e depois do Senai. É grande a mudança para a população, para o trabalhador, para  as indústrias, que vão ter mais qualidade e mão de obra treinada”, emendou.

Em Nova Mutum, a obra já está sendo feita. Serão aproximadamente 5 mil metros quadrados. A instituição poderá usar a sua estrutura, contando com diversos laboratórios para oferecer diversos cursos para a população. O Senai deverá levantar a demanda, para depois definir quais cursos serão ofertados. “Vamos fazer uma pesquisa das maiores demandas”, explicou.

Em Sorriso, serão construídas sedes dos três “S” : Senai, Sebrae e Sesi. “Estamos na parte de elaboração de projeto arquitetônico, que será protocolado na prefeitura. Acredito que até final de março, devemos efetivar essa parte”, explicou.

Alta Floresta também já fez a doação de terreno onde será implantado o Senai – uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A Instituição apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do país.

O Senai Mato Grosso conta hoje com 8 Unidades fixas, além de Unidades conveniadas e Móveis, por meio das quais o Departamento Regional de Mato Grosso executa parte da sua programação.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE