O secretário Seneri Paludo, considera que seu maior desafio está na fusão das secretarias de Indústria e Comércio, Turismo e parte da Agricultura – que estão sendo fundidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), mantendo o novo modelo de gestão. Em entrevista ao Só Notícias, ele disse que para este trimestre, seguindo o acordo de resultados, onde estão listados os compromissos para os cem primeiros dias de gestão do novo governo, existem três destaques. “A junção de três secretarias será um desses desafios. São pessoas, culturas e processos diferentes que precisam ser unificados, com um novo modelo de gestão, pautado em procedimentos e transparência”, afirmou.
Paludo apontou que nesses primeiros meses será feito um estudo de um novo modelo de política de desenvolvimento do Estado, que estava muito baseado em incentivo fiscal. “O incentivo fiscal é apenas uma das ferramentas do desenvolvimento, mas não a única. Este estudo deve ser feito dentro de um prazo de 90 dias”, previu. Ele não cogitou se alguns incentivos podem ser suspensos ou se para outros setores da economia novos incentivos podem ser implantados.
A terceira prioridade será na área do turismo, onde pretende reavaliar todos os programas do Prodestur – Programa de Desenvolvimento do Turismo, do governo federal – que estão sendo desenvolvidos em Mato Grosso. “Esta avaliação é para que, ao invés de muitas e esparsas intervenções, haja foco em poucos projetos de turismo que sejam mais estratégicos e tenham grande impacto econômico”, esclareceu.
Para concluir as metas dos primeiros cem dias, ele aposta no mapeamento de procedimentos e processos, para que haja eficiência e transparência no trabalho.