PUBLICIDADE

Cláudia fica à frente de Cuiabá no Índice de Desenvolvimento Humano brasileiro

PUBLICIDADE

O município de Cláudia é o 6º do país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para negros. Cuiabá ficou com o nona colocação de acordo com um estudo recém concluído pelo economista Marcelo Paixão, professor da UFRJ e coordenador do Observatório Afrobrasileiro.

O IDH é o indicador que mede as condições de vida com base na esperança de vida, na escolaridade e na renda média dos habitantes. Com informações do Censo 2000, do IBGE, o pesquisador conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades — em 1.591 o IDH supera 0,8, o que revela alto desenvolvimento.

O resultado do IDH varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, maior a qualidade de vida. Nas cidades onde foi possível calcular o IDH dos que se declaram negros e pardos, somente 7,6% dos municípios têm alto ou médio-alto desenvolvimento humano — ou seja, IDH superior a 0,7. Quando se considera o IDH dos autodeclarados brancos, a proporção chega a 62,68% do total de municípios.

Com relação à população negra, o estudo apontou Cláudia com o IDH em 0,802. A cidade do interior de Mato Grosso ficou atrás de São Caetano do Sul/MT (0,833), Mozarlândia/GO (0,813), Rio Quente/GO (0,807), Brasília/DF (0,802), Goiânia/GO (0,804) e Cuiabá com 0,799.

Mais de 4.500 cidades foram pesquisadas, mas apenas sete conseguiram ficar com o indicador alto, ou seja, acima de 0,8. A maioria das cidades pesquisadas (3.711) ficou com o IDH variando entre 0,6 a 0,7, ou seja médio IDH.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE