domingo, 26/maio/2024
PUBLICIDADE

Governo federal exige proteção para freira que vem sendo ameaçada no Nortão

PUBLICIDADE

Os conflitos agrários no Norte de Mato Grosso estão se tornando conhecidos em todo o país. Representante da presidência da República estão exigindo de Mato Grosso proteção para a freira Leonora Brunetto, 60, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ela continua sofrendo ameaças de morte de fazendeiros da região de Terra Nova do Norte, onde o conflito em torno das terras da Gleba Gama é constante e cada vez mais acirrado.

De acordo com o jornal A Gazeta, o assessor da Subsecretaria dos Direitos Humanos, Ailson Silveira Machado, esteve ontem de manhã com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, para cobrar apuração de pelo menos 4 mortes de sem-terra, que ocorreram na região nos últimos três anos. Hoje e amanhã ele está na área para colher depoimentos das pessoas e montar um relatório oficial sobre o problema.

De acordo com o assessor, é preciso evitar que ocorra a mesma tragédia que ocorreu com a missionária Dorothy, no Pará. “Estivemos com a irmã Dorothy uma semana antes dela ser assassinada e alertamos o governo do Pará sobre as ameaças”. Como não existe um programa de proteção específico para irmã Leonora, o documento servirá como instrumento de pressão.

Leonora, que foi ouvida pela Gazeta, via telefone, disse que o clima na região está horrível. As ameaças a ela e a outros trabalhadores são constantes. Os recados que circulam são de que ela é a primeira pessoa que eles (os fazendeiros) querem. Sem proteção policial, é preciso confiar em Deus. “Não tenho mais paradeiro, durmo cada dia num lugar”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre em colisão com carro em rodovia no Nortão 

Gilberto da Silva Oliveira, de 43 anos, faleceu após...

Incêndio atinge armazém com 4 mil toneladas de soja em Sorriso 

O Corpo de Bombeiros de Sorriso, foi acionado ontem...

Carro pega fogo e fica parcialmente destruído em Sinop; vídeo

O incêndio em um Ford EcoSport ocorreu nesta madrugada,...
PUBLICIDADE