PUBLICIDADE

Ibama não tem estrutura para fiscalização de queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

O comandante do Corpo de Bombeiros em Sinop, major Átila Wanderley da Silva, relatou ao Só Notícias que a corporação está preocupada com a quantidade de incêndios florestais e em terrenos urbanos que estão ocorrendo nos últimos dias na cidade. Só na última quarta-feira foram 10. “Se os órgãos ambientais responsáveis como a Sema, o Ibama não tomarem providências dentro da sua responsabilidade nós não vamos dar conta”, relatou o major.

Segundo informações do Ibama, não há em Sinop uma equipe própria para a fiscalização das queimadas na região, “Se a equipe estiver em uma operação e flagrar alguma queimada, irá fazer a autuação do responsável”, disse ao Só Notícias, a engenheira florestal Patrícia Gomes Salomão. Ela complementa que o órgão está fazendo o monitoramento dos focos de queimada e recebendo denúncias, através das quais fazem apuração dos dados e autuam os responsáveis. Mas que em Sinop não existe uma equipe de brigadistas, como em algumas regiões, para atuar diretamente nas queimadas, e que o trabalho é feito somente pelos bombeiros. “Não temos nem pessoal especializado e nem material para esse tipo de tarefa”, ressaltou.

O período de proibição de queimadas iniciou no último dia 15 e vai até o dia 15 de setembro, em que todos os tipos de queimadas são proibidas. As pessoas que efetuarem queimas são multadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhonete tem roda arracanda em violenta colisão com caminhão em Sinop

A colisão entre uma caminhonete GM Silverado preta e...

UFMT cita dificuldades orçamentárias e justifica transferência de jacarés para MG

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que,...

Mato Grosso reduziu focos de calor em 77% em quatro meses, aponta Inpe

Mato Grosso completou quatro meses consecutivos de queda no...
PUBLICIDADE