segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Brasil lidera tempo de uso da internet residencial

PUBLICIDADE

Os brasileiros bateram, em junho, recorde no tempo de navegação residencial: média mensal de 16 horas e 54 minutos por pessoa. O valor fez com que o país ultrapassasse as outras 11 nações monitoradas pelo Ibope//NetRatings, ficando à frente da França (15 horas e 40 minutos), Japão (15 horas e 35 minutos), Estados Unidos (14 horas e 46 minutos) e Espanha (14 horas e 41 minutos).

Desde setembro de 2000, quando o grupo iniciou esse tipo de medição, essa é a segunda vez que o Brasil lidera a lista. A outra ocasião foi em abril deste ano, quando a média de tempo on-line ficou em 15 horas e 14 minutos.

No mês passado, cerca de 11,5 milhões de pessoas utilizaram a internet no Brasil, conectando-se de suas próprias residências, aumento de 0,3% em relação a maio. Entre os principais motivos para essa liderança estão a adesão à banda larga e a grande quantidade de usuários jovens brasileiros.

“No Brasil, a internet tem mais jovens do que na Europa ou EUA. Muitos dos nossos internautas cresceram já na era digital e têm essa ferramenta totalmente incorporada em seu dia-a-dia”, afirma Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do Ibope//NetRatings.

O fato de o Brasil liderar a lista não está relacionado a iniciativas de inclusão digital. Os números registrados pela pesquisa correspondem às classes A e B que concentram o acesso domiciliar e indica mudanças de comportamento entre usuários já familiarizados com a internet.

Quando a web brasileira ganhar adeptos de classes mais baixas, algo que pode acontecer via programas de inclusão digital como o “Computador Para Todos”, a média mensal de horas navegadas tende a cair. A falta de intimidade com o universo virtual faz com que o novo internauta navegue durante poucas horas, até se acostumar com a novidade.

Populares
De acordo com o estudo, 88,7% dos brasileiros navegaram em junho por portais, buscadores e comunidades, categoria que inclui salas de bate-papo e páginas pessoais, como blogs e sites de relacionamento.

Por outro lado, o grupo que engloba telecom e serviços de internet, sites das operadoras de telefonia móvel, e-mails e os comunicadores instantâneos, está no foco de 85,6% dos usuários. As páginas de operadoras tornaram-se populares entre os internautas porque elas permitem o envio de mensagens de texto para celulares.

A medição do Ibope//NetRatings tem como base, números coletados por um software instalado no micro de internautas. O programa, que indica quanto tempo essas pessoas passam on-line, monitora 220 mil usuários em 11 países diferentes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE