segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

BR-163 em Sinop volta a ser bloqueada sem previsão de liberar tráfego

PUBLICIDADE

Desde às 07:30h, cerca de 500 trabalhadores rurais e sem-terra estão protestando na BR 163, em frente ao Camping Clube em Sinop, bloqueando o tráfego. Só Notícias apurou que aproximadamente 200 veículos já formam a fila aguardando o desbloqueio, que segundo um dos organizadores do manifesto, José Viana Brito, não tem hora para acontecer. Ninguém nas filas mostrou revolta e apenas ambulâncias estão passando.

“Ainda não decidimos se vamos liberar o tráfego hoje de manhã. Nosso objetivo é só sair daqui quando o Incra nos der alguma resposta, quando algo for feito”, disse ao Só Notícias. Viana informou, ainda, que o manifesto prossegue tranqüilo, são aguardados trabalhadores rurais de Juara e que entre os presentes tem trabalhadores de Sinop, Tabaporã e Porto dos Gaúchos.

Conforme Só Notícias já informou, o manifesto teve início ontem, por volta das 14:00h. Os protestantes colocaram troncos de árvores, pneus e pedras na pista para impedir a passagem de carretas, caminhões e automóveis. Cerca de 20 barracos de lona foram montados nas laterais da rodovia.

As reivindicações são a homologação de assentamento de famílias nos assentamentos Mandaguari, em Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop) e Gleba Mercedes 1 e 2 em Tabaporã. Legalização das famílias já assentadas e definição de áreas para assentar cerca de 700 famílias cadastradas em Sinop, Tabaporã e Juara. Existe ainda a cobrança para que seja colocado em prática os PDAs (Plano de Desenvolvimento de Assentamentos), em alguns deles não há energia nem estradas.

Topografia, fomento, alimentação, habitação, Assistência Técnica Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), abertura e recuperação de estradas nos PDAs, implantação de escolas, postos de Saúde, poços artesianos, liberação de mil cestas básicas para os trabalhadores da região e que representantes do Incra venham para a região negociar, são as outras reivindicações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE