domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Começa o Festival Ecológico em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Começa hoje o III Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, edição Águas da Amazônia. Promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, o evento reunirá em Alta Floresta, município localizado no extremo norte mato-grossense, pesquisadores, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, comunidade acadêmica e tradicionais em discussões que têm como objetivo principal a fomentação de propostas de políticas públicas para conservação dos recursos hídricos e naturais.

Sediado pelos povos da Amazônia mato-grossense, o evento traz em sua essência a exaltação a cultura regional e sua diversidade. Na abertura oficial, marcada para as 19h00 no palco da Praça Central de Alta Floresta,será apresentada a mística ” Encontro das Águas”, momento em que autoridades públicas e representantes da sociedade organizada irão reafirmar o compromisso com a conservação da biodiversidade.

Uma conferência apresentada pelo Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilney Viana, e a pesquisadora da Unemat, Carolina Joana, doutora em Ecologia, abre a programação científica do evento. Espaço em que será discutido a temática Água, Biodiversidade e Cultura,vertentes que rege a proposta do Festival.

Com encerramento previsto para o dia 11, o Festival conta ainda em sua programação com oferta de oficinas, mini-cursos, além de palestras e apresentações culturais.

Ação ligada ao projeto ABC de Mato Grosso-Águas, Biodiversidade e Cultura, o Festival teve inicio no ano de 2003, em Cáceres, com o Águas do Pantanal, encontro que envolveu mais de 3 mil pessoas.

Em 2004, aceitando o pedido do bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, e em e reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos povos indígenas e menos assistidos, a Unemat celebrou, em Luciara município localizado a 1200 Km de Cuiabá, com os povos do Araguaia a segunda edição do evento.

Com a realização do “Águas da Amazônia”, a Universidade consolida um ciclo de discussão envolvendo as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica; Araguaia -Tocantins e bacia do Prata.

Segundo o reitor Taisir Karim, o evento resulta num trabalho de integração da Universidade com a comunidade e é fruto da atuação da Unemat no interior do estado de Mato Grosso com sua inserção nas realidades presentes nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE