PUBLICIDADE

Regras da eleição serão explicadas em Cuiabá por ex-ministro do TSE

PUBLICIDADE

Partidos, candidatos e operadores do Direito que quiserem entender os vários aspectos da mini-reforma eleitoral terão uma grande oportunidade durante o 33° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, que começa amanhã, em Cuiabá, no Hotel De Ville. Um dos palestrantes convidados e que falará exatamente sobre esse tema será o ex-ministro do TSE Fernando Neves da Silva. O jurista fará sua apresentação às 17h40 e estará presente atendendo ao convite do presidente do TRE/MT, desembargador Antonio Bitar Filho.

“A palestra do Dr. Fernando Neves não estava inicialmente agendada. Porém, pela relevância do tema e pelo vasto conhecimento que o ex-ministro tem sobre o assunto, julgamos essencial a sua presença no encontro de presidentes”, explicou Bitar. Fernando Neves foi ministro no TSE de 1987 a 2004 e relator das instruções eleitorais das eleições de 2002 e 2004.

A mini-reforma eleitoral é, na verdade, um conjunto de normas inseridas recentemente e que mudaram sobremaneira as regras das eleições. Fazem parte da lei 11.300, e que insere, principalmente, artigos alterando a Lei das Eleições, a lei 9.504/97. Segundo o presidente do TRE/MT, embora destinada aos presidentes de Tribunais Eleitorais, a palestra de Fernando Neves será aberta ao público, em especial aos dirigentes partidários, candidatos e operadores do Direito.

O 33ª Encontro do Colégio de Presidentes será aberto às 9h, no Hotel De Ville. Estão confirmados, até o momento, representantes de 22 Tribunais Eleitorais. O evento será realizado no período de 13 a 15 de julho, com palestras e debates sobre temas administrativos. O painel de abertura, às 10h, será feito pelo jornalista e diretor executivo da Ong Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, que falará sobre o tema “Brasil: diga não à corrupção”. Na sexta-feira, às 9h, outro grande painel será “Eleições limpas: responsabilidade de todos”, com a presença da presidente em exercício da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juíza Andréa Pacha, do juiz e diretor representante Internacional da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (ABMPE), Marlon Jacinto Reis e do presidente da OAB/MT, Francisco Anis Faiad.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE