Geral

22 presidentes de TRE’s participarão de encontro em Cuiabá

Representantes de 22 Estados brasileiros já confirmaram presença no 33° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, que será realizado em Cuiabá no período de 13 a 15 de julho, quinta a sábado desta semana. O evento tem como mote “Eleições limpas: responsabilidade de todos” e reunirá, além dos presidentes de Tribunais, corregedores, juízes membros, diretores gerais e assessores dos TRE’s. Será a última grande da Justiça Eleitoral antes das eleições gerais deste ano.

O evento contará com vários palestrantes, como o diretor-executivo da Transparência Brasil, jornalista Cláudio Weber Abramo, o ex-ministro do TSE Fernando Neves, a presidente em exercício da Associação dos Magistrados do Brasil, Andréa Pachá, o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, o advogado Rafael Medeiros Chaves Matos, o jurista Marlon Jacinto Reis.

O painel de abertura, dia 13, quinta-feira, às 10h, será apresentado pelo jornalista Cláudio Weber Abramo, que falará sobre corrupção no Brasil. No mesmo dia, às 16h, será a vez do advogado Rafael Matos, que falará sobre medidas judiciais para combater o abuso de poder político e econômico. Às 18h, o ex-ministro Fernando Neves fará uma abordagem em torno das novas regras eleitorais introduzidas pela mini-reforma eleitoral.

O painel “Eleições limpas: responsabilidade de todos” será apresentado na sexta-feira, 14, a partir de 9h, pela juíza Andréa Pachá, pelo advogado Francisco Faiad e pelo jurista Marlon Jacinto Reis. No período da tarde os presidentes tratarão de pauta administrativa.