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Implantação do veículo sobre trilho em Cuiabá será discudita na 5ª

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O governo fará quinta-feira (16) duas audiência pública para discutir com os moradores da grande Cuiabá a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície. A primeira será no Centro Cultural da UFMT, das 8h às 12h, e a segundo que ocorre no mesmo dia, das 14h às 18h, na câmara de Várzea Grande.

“Convocamos toda a sociedade para participar desse evento, no qual vamos apresentar informações baseadas no anteprojeto do VLT e também estaremos à disposição para ouvir dúvidas e sugestões. É fundamental que a população participe, pois o modal redesenhará o tráfego nas principais avenidas da região metropolitana de Cuiabá”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes. A apresentação técnica sobre o VLT será ministrada pelo assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secopa, arquiteto Rafael Detoni.

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

O edital do VLT está na fase final de preparação, sob análise de um grupo especial de auditores, e aguarda a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal para ser publicado, nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

O empréstimo que o Estado contratará para implantação do VLT é da ordem de R$ 1,26 bilhão. Esse montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sidos aprovados, serão redirecionados para o VLT. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com recursos do BNDES.

Vale ressaltar que o valor efetivo do investimento no modal, que vai propiciar transporte de qualidade à população nas próximas décadas, só será conhecido mediante o processo licitatório. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2012.

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