Morreu, esta madrugada, em São Paulo, o empresário Olacyr de Moraes. Ele tinha 84 anos e lutava contra câncer de pâncreas, descoberto ano passado. Estava hospitalizado no Albert Einstein. Olacyr tinha fazendas em Mato Grosso. Ele ficou conhecido como 'Rei da Soja' porque se tornou o maior produtor mundial. Seu grupo chegou a ter 40 empresas. Atualmente, era dono de importadora de jazida de minérios no Piauí, Bahia e São Paulo.
Na década de 60, Olacyr criou a Orpeca para criação de gado em Mato Grosso. Na década de 70, fundou a Itamarati Agropecuária, em Ponta Porã (MS), tendo 50 mil hectares para plantio de milho, arroz, trigo, algodão e soja. Em 1975, criou em Diamantino, fundou a a Itamarati Norte plantando 110 mil hectares. Em 1979, fundou uma empresa de calcário em Tangará da Serra. Em 1980, em Nova Olímpia (Médio Norte), construiu a Usinas Itamarati voltada ao cultivo de cana-de-açúcar, em 100 mil hectares, sendo considerada uma das maiores no setor.
O empresário será cremado, esta tarde, em Itapecerica da Serra (SP).
Em sua página em uma rede social, postou mensagens da luta contra a doença. "Superar o câncer é ter determinação, é lutar bravamente todos os dias e aceitar uma mudança completa de vida. O segredo é manter o otimismo, insistir e não desistir. É preciso ter muita vontade de viver." O empresário também falou de dinheiro e família. "Dinheiro é muito bom, mas nada é melhor que nossas famílias, nossos amigos e nos sentirmos bem com nós mesmos. Isso traz energia suficiente para vencermos todos os obstáculos."