PUBLICIDADE

Controladoria conclui pareceres para acompanhar prestação de contas das secretarias

PUBLICIDADE

A Controladoria Geral do Estado (CGE) finalizou os Pareceres Técnicos Conclusivos do Controle Interno relativos às contas do exercício de 2014 dos órgãos e das entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e já começou a enviá-los às pastas. Os pareceres acompanharão as prestações de contas a serem entregues ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a fim de auxiliar a Corte nos julgamentos. 

A elaboração dos pareceres visa também ao cumprimento, pela CGE, de exigência da Constituição Estadual de que o órgão de controle interno (CGE) apoie o controle externo, no caso o TCE, no desenvolvimento das atividades. 

Segundo o secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, os pareceres são resultado da avaliação anual dos controles internos realizada pela CGE, em que são analisados a estrutura física, tecnológica e de pessoal, o funcionamento e a segurança dos controles das áreas sistêmicas (pessoal, aquisições, patrimônio, contabilidade, orçamento, convênios etc) das pastas. Os auditores analisam também a aderência às normas e o cumprimento das recomendações do controle interno (CGE) e externo (TCE) no decorrer do exercício. 

Além de embasar os pareceres, Gonçalves ressalta que a avaliação anual de controle interno, já entregue às pastas, visa subsidiar melhorias de gestão. "A avaliação anual de controle interno contém a indicação dos pontos que devem ser aprimorados para evitar erros, falhas e fraudes e viabilizar o cumprimento dos objetivos de cada área, com foco na legalidade, economia, qualidade e responsabilidade fiscal na aplicação dos recursos públicos”, explica Gonçalves. 

Pela Resolução Normativa 14/2007, as secretarias e entidades estaduais devem enviar suas prestações de contas do exercício de 2014 ao TCE, devidamente acompanhadas do Parecer Técnico emitido pela CGE, até 31 de março de 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: prorrogadas inscrições para o Casamento Abençoado

Foram prorrogadas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Pescador fisga jacaré ‘por engano’ em rio de Mato Grosso

O youtuber e pescador amador Anderson Guedes postou em...

Custo da produção de milho em Mato Grosso tem novo aumento

O projeto CPA-Mato Grosso apurou que, em agosto, o...
PUBLICIDADE