terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Henry diz que deputados aliados tinham vantagens para votar com governo

PUBLICIDADE

O ex-líder do PP Pedro Henry (MT) explicou há pouco que outra forma de atrair parlamentares para o partido seria a argumentação de que partidos da base do governo conseguiriam a liberação de emendas parlamentares com mais facilidade. “Todos nós sabemos a importância que da liberação de emendas para os parlamentares e isso não é nada feio, não há nenhuma imoralidade.”

Para mostrar que esse é um argumento forte, ele lembrou que, dos 24 parlamentares que passaram a integrar o PP no governo Lula, 9 eram da oposição (5 do PFL e 4 do PSDB).

O ex-líder do PP, Henry confirmou que convidou deputados de outros partidos para integrarem o partido. “Na função de líder, isso é normal. Confesso que conversei inúmeras vezes com vários deputados, mas nunca ofereci compensação financeira.” O parlamentar admitiu ter oferecido outros tipos de compensações, como relatorias e presidências do PP nos estados.

Segundo Pedro Henry, no governo Lula 24 deputados entraram no PP e 18 deixaram o partido. Desses 24, 17 mudaram para o PP quando ele era líder (2003-2004).
O parlamentar disse ainda que nunca ouviu falar de “mensalão” – suposta mesada paga a aliados pelo PT em troca de apoio ao governo nas votações – antes das denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele disse também que não conhece o publicitário Marcos Valério – apontado como operador do mensalão -, mas que conhece o tesoureiro de PT, Delúbio Soares, de reuniões com o partido. Pedro Henry, fez questão de ressaltar que não tem relações próximas com o tesoureiro

Pedro Henry participa de audiência no Conselho de Ética, onde também comentou as indicações que seu partido fez para as estatais. Ele lembrou-se apenas de quatro – embora admita que possa haver outras indicações que ele desconheça. Seriam cargos no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), em uma secretaria do Ministério da Saúde e duas diretorias, uma na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outra na Petrobras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE