sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

PPS e PV devem recorrer contra aumento a salários de deputados

PUBLICIDADE

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), e seu colega na Câmara, Fernando Gabeira (PV-RJ), afirmaram nesta sexta-feira que pretendem entrar com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o reajuste salarial de quase 91% –de R$ 12,847,20 a R$ 24.500– aos parlamentares, acertado na quinta-feira entre as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

Na visão do PPS e do PV, conforme reportagem da Folha Online, a aprovação apenas pelas Mesas Diretoras não está de acordo com o artigo 49 da Constituição, que exige a discussão pelo plenário do Congresso. “Vamos recorrer [ao STF]. Já falei com alguns juristas porque atropelaram o artigo 49”, afirmou o líder do PV.

Segundo o PPS, as direções das duas Casas não podem usar como argumento para deliberar sobre o reajuste um decreto legislativo de 2002. O decreto permite que a equiparação salarial seja decidida por ato conjunto da Mesa, sem anuência do plenário. Gabeira defendeu que, neste caso, os votos dos parlamentares devem ser abertos, para que a população saiba exatamente quem se manifestou a favor e quem foi contra o reajuste.

Porém o PPS decidiu adiar para segunda-feira o ingresso no STF (Supremo Tribunal Federal) da adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Segundo o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), várias outras legendas procuraram o partido para se somar a iniciativa, por isso se avaliou que o melhor é aguardar a próxima semana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE