PUBLICIDADE

Reunião em Sinop: cerca de 85% de lideranças do Nortão confirmam presença

PUBLICIDADE

Prefeitos de 41 cidades que fazem parte do Norte de Mato Grosso estão sendo convidados para a reunião que deve discutir os principais fatores que estão ‘impedindo’ o crescimento econômico da região, nesta sexta-feira, em Sinop. Hoje, em entrevista coletiva, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, e o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, que estão articulando o encontro, juntamente com outras lideranças, confirmaram que, cerca de 85% dos representantes da região já confirmaram presença no encontro.

“Esta é uma reunião para colocarmos o dedo na ferida dos maiores problemas que estamos vivendo hoje, no que tange o emprego, a industrialização da nossa região, o desenvolvimento econômico, a crise nos últimos meses. Não é um problema só de Sinop, mas de 41 municípios da Amazônia Legal no Mato Grosso. Estas cidades estarão debatendo, no dia 26, com entidades de classes, associações comerciais, vários temas. No final será elaborado um documento, que será entregue no dia 09 de fevereiro, durante um seminário com o governador Blairo Maggi”, explicou Nilson Leitão.

Seis assuntos já estão na pauta de discussão para o seminário, como as barreiras do mercado europeu para carne da região; futuro da indústria madeireira e a pauta da madeira; Amazônia Legal e Código Florestal; BR-163; conflitos de atribuições entre Ibama e Sema e regularização fundiária. “Estas serão as reinvidicações entregues ao governo. A BR-163 e a questão do mercado comum europeu não são problemas que o governo do Estado possa resolver com leis, mas isto cabe ao Governo Federal, por meio de ações”, acrescentou Leitão.

O encontro desta sexta-feira, de acordo com o deputado Dilceu Dal’Bosco, será uma reunião preparatória. “Se tivermos outras pautas que sejam importantes para a região e para outras micro-regiões estaremos levando até o seminário, no dia 09”, declarou.

“Quando orientarmos nossa força para os mesmos problemas, teremos certeza que seremos ouvido em Brasília, no Estado, onde for, para que continuemos crescendo e criando perspectivas de futuro. A idéia é que cada palestrante seja presidente de um comitê daquele assunto, que irá prestando conta a sociedade de Mato Grosso, durante o trabalho que será desenvolvido”, acrescentou o deputado. Nesta sexta-feira, a reunião será no auditório do Senai, à partir das 08:30h.

Devem participar representantes das cidades de Sorriso, Vera, Feliz Natal, Sinop, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Itaúba, Santa Helena, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colíder, Nova Canaã, Carlinda, Alta Floresta , Apiacás, Nova Bandeirantes, Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Brasnorte, Nova Ubiratã, Juina, Castanheira , Juruena, Cotriguaçú, Aripuanã, Colniza e Rondolândia.

O seminário do dia 09 de fevereiro, também será no auditório do Senai, em horário a ser confirmado.

(Atualizada às 17:30h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura nova sede do laboratório central de saúde pública; R$ 34 milhões

O governador Mauro Mendes (União) e autoridades participaram da...

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançado, pela prefeitura, chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Mato Grosso recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo...
PUBLICIDADE