Os desmatamentos ilegais, recuperação ambiental e queimadas devem ser os pontos centrais dos debates no 2º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, sexta-feira, em Cuiabá, com a participação dos nove governadores dos Estados que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Entre os ministros que já confirmaram presença o de Meio Ambiente, Carlos Minc, o Extraordinário de Planejamento Estratégico, Roberto Mangabeira Unger, o da Saúde, José Gomes Temporão e o ministro Especial de Direitos Humanos .
No último levantamento, o Pará superou Mato Grosso no volume total de áreas desmatadas. O governo federal continua com as fiscalizações e aplicando pensadas multas para os que cometeram crimes ambientais. Só na região Norte de Mato Grosso, por exemplo, o último balanço que Só Notícias teve acesso, aponta que o Ibama aplicou R$ 47 milhões em multas.
Hoje, os representantes das áreas em debate dos nove Estados farão reuniões preliminares. Os secretários estaduais de Meio Ambiente, inclusive o mato-grossense, Luís Henrique Daldegan, já estão reunidos em Chapada dos Guimarães num encontro preliminar previsto para terminar hoje, às 14h quando eles concluirão um documento a ser apresentado no 2º Fórum dos Governadores.
(Atualizada às11:02hs)


