PUBLICIDADE

Assembleia deve convocar secretários para explicar rombos da “Mala Preta”

PUBLICIDADE

A Assembleia deve convocar, nos próximos dias, os secretário Eder Moares (Fazenda) e Pedro Nadaf ( Indústria e Comércio) para explicar os rombos causados no Estado com o esquema de sonegação e venda de notas para transporte de grãos de Mato Grosso, que resultou em 27 prisões de empresários, advogados, contabilistas e fiscais, na operação Mala Preta. Todos prestaram depoimentos e foram liberados esta semana. O secretário Eder Moares estimou que cerca de R$ 3 milhões deixaram de ser arrecadados.

O pedido para os secretários prestarem esclarecimentos foi feito pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO). “Eles precisam falar sobre o rombo que essas empresas deram ao Estado”, disse Maluf.

Conforme Só Notícia sjá informou, os cruzamentos de dados da Secretaria de Fazenda apontavam para um volume de mercadorias comercializado e declarado nas notas fiscais eletrônicas incompatível com o potencial de arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no segmento de grãos. Chegaram também à Sefaz denúncias que notas fiscais estariam sendo comercializadas, em média, por 5% do valor total do produto. Também foi informado ao fisco que as fraudes estariam ocorrendo na emissão de notas fiscais eletrônicas, referentes a operações de vendas de milho e soja, entre os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. As informações foram repassadas à Delegacia Fazendária, que há seis meses, começou a investigar os fatos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE