PUBLICIDADE

Projeto pode ampliar idade para ingresso na PM e Bombeiro em MT

PUBLICIDADE

Os deputados estaduais Alexandre Cesar (PT) e José Geraldo Riva (PP) apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 23/09 para modificar o Estatuto dos Militares de Mato Grosso ampliando a idade máxima para o ingresso no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar de 25 para 30 anos.  Essa reivindicação procede de inúmeros pedidos de cidadãos mato-grossenses e de outros Estados que sonham com a carreira militar.

Se acatada a propositura colocará Mato Grosso na vanguarda sobre o tema, juntamente com outros que já ampliaram o requisito de idade. Em Goiás, a idade máxima para o ingresso é de 32 anos e em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais o limite é 30 anos.

Para alterar a exigência da idade limite o PLC nº 23/09 modifica o Inciso II do artigo 11 da Lei Complementar nº 231/05 – Estatuto dos Militares de Mato Grosso – passando a pedir do candidato idade mínima de 18 e máxima de 30 anos.
O deputado Alexandre Cesar reconhece que é legitimo o Estado limitar a idade de ingresso na carreira militar pela natureza da função e atividades a serem desempenhadas, porém, ele cita precedentes do Superior Tribunal de Justiça e do próprio Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que abrem a possibilidade de mudar limites mínimos e máximos de idade por lei ordinária, pautada no princípio da razoabilidade.

“A Súmula 683 do STF aduz que o limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do artigo 7º, XXX da Constituição Federal, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido. Contudo, o espírito deste projeto é justamente pautado na razoabilidade, pois limitar a 25 anos de idade máxima para o ingresso é medida que não mais contempla os anseios dos cidadãos que rogam para que o limite seja estendido para 30 anos”, argumentou Cesar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supremo anula regra de MT que incluía empregados públicos no regime próprio de previdência estadual

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou dispositivo da Constituição...

Lucas do Rio Verde deve reforçar atendimentos na saúde com mais 7 veículos

O pregão eletrônico, organizado pela prefeitura de Lucas do...

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Peixoto investirá em dois novos ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...
PUBLICIDADE