PUBLICIDADE

Civil encaminha para Justiça inquérito da operação Pinóquio em MT

PUBLICIDADE

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, encaminha hoje, ao Fórum da capital, o inquérito policial que deu origem a operação “Pinóquio”, deflagrada no dia 6 deste mês. A ação desmontou uma quadrilha que fraudava processos para liberação de créditos virtuais usados na exploração de produtos florestais. Dezessete integrantes da quadrilha tiveram pedido de prisão preventiva e 19 foram indiciados por formação de quadrilha, crimes contra a fé pública e crimes contra a administração ambiental, previsto no Artigo 69 A, da Lei 9.605/98. “Ficou bastante caracterizada a participação de cada um dos integrantes, tanto nos depoimentos quanto nas provas materiais recolhidas”, afirmou o delegado Roberto Amorim.

Empresários do ramo de madeireiras, engenheiros florestais, arrendatários, grileiros e compradores de créditos virtuais, participavam da fraude de guias florestais expedidas de forma legal, mas usadas para esquentar madeiras supostamente retirada de áreas ilegais. Eles montavam toda uma documentação falsa e davam entrada em processo para exploração de madeira na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os processos são dos anos de 2006 e 2007.

As fraudes eram comandadas por Nilda da Silva Alves, que contava com ajuda do filho, Ulisses Antonio de Carvalho Neto, do marido Vilson Pereira da Silva, presos em Jaciara, e pelo cunhado Newton Marcos Pereira da Silva, além de engenheiros, grileiros, pessoas que intermediavam a venda dos créditos e compradores.

A quadrilha conseguiu movimentar R$ 80 milhões em créditos virtuais, no período de um ano e meio, que correspondem a 80 mil e 600 metros cúbicos de madeira. Enfileirados chegam a 2015 caminhões Bitrem, carregados de madeira irregular, num perímetro de 40 quilômetros.

A operação Pinóquio cumpriu 19 mandados de prisão temporária (5 dias renovados por igual período).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...

Caminhoneiro ameaça frentistas e policiais de morte e acaba preso em Sinop

A equipe de Polícia Militar prendeu o motorista, de...
PUBLICIDADE