PUBLICIDADE

Prefeituras e Ministério Público vão debater judicialização da saúde em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre os municípios e o Ministério Público Estadual, o presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (foto), e um grupo de prefeitos se reuniram, hoje, com o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado. A judicialização da saúde, que obriga os municípios a cumprir liminares para viabilizar acesso a medicamentos, cirurgias, UTIs, entre outras demandas, foi um dos principais assuntos debatidos.

Prado propôs a realização de um encontro ampliado, na sede do MPE, com a participação dos prefeitos para debater o assunto, que é uma das principais preocupações dos gestores, considerando as dificuldades financeiras dos municípios. O chefe do Ministério Público pediu que a AMM levante para a reunião os problemas enfrentados pelos municípios com a judicialização da saúde.

Fraga disse que o debate com os prefeitos será importante para tratar de um tema que tem grande impacto na administração municipal. “Queremos discutir as competências do município, que vem arcando com a judicialização da saúde”, assinalou. O gestor defendeu a participação da Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública para analisar se a competência para atendimento da demanda é do município ou do estado. 

O deputado estadual José Domingos Fraga acompanhou a reunião e disse que o que se gasta com a judicialização na saúde é suficiente para construir hospitais.

A saúde é considerada uma das principais prioridades dos municípios, considerando que tem um impacto direto na população. O tema é constantemente debatido em mobilizações no estado e em Brasília, considerando as dificuldades financeiras das  prefeituras para atender as demandas.

A reunião foi solicitada pela diretoria eleita da AMM, que tem o objetivo de fortalecer a parceria com o MP e com os poderes constituídos para ampliar a orientação aos municípios em vários setores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE