sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Segundona: Grêmio vence freguês Criciúma e está entre os oito

PUBLICIDADE

Bem que poderia ser regra: toda vez que o Grêmio precisar de uma vitória para se reabilitar, é só chamar o Criciúma. Foi com uma vitória sobre os catarinenses, em 2003, que o time gaúcho escapou do rebaixamento. E foi diante do Tigre, em junho do ano passado, o último triunfo gremista fora de casa. Até este domingo, quando venceu novamente no estádio Heriberto Hulse: 2 a 0, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Saulo, zagueiro do Criciúma, fez contra logo aos três minutos – curioso é que foi o segundo gol do zagueiro contra um time gaúcho na Série B: ele também deixou o seu na vitória do Caxias por 3 a 1, na primeira rodada. Samuel, aos 17 minutos

Com o resultado, o Grêmio deixa a zona de rebaixamento e atinge pela primeira vez a zona de classificação: é o oitavo lugar, com seis pontos ganhos ao lado de Avaí, Barbarense e Paulista. Já o Criciúma permanece na penúltima posição, com três pontos.

Na quinta rodada da Série B, o Criciúma vai até o Recife, onde encara o Náutico na próxima sexta-feira, às 20h30, no estádio dos Aflitos. O Grêmio também joga fora de casa: em Campinas, contra o Guarani, no sábado, às 16 horas.

O jogo – A novidade do Criciúma foi a escalação de Fernandinho, parado por oito meses após uma cirurgia no joelho. O meia mostrou-se recuperado logo aos três minutos, ao arriscar um chute forte. O estreante Galatto, de 22 anos, fez boa defesa. Apesar do início equilibrado, foi o Criciúma que começou com as melhores oportunidades: três minutos depois, Luciano cabeceou após cobrança de falta e mandou a bola no travessão.

As duas equipes mostraram disposição para vencer e sair das últimas posições. Mas o Criciúma mostrou-se pouco preocupado com a defesa, abrindo espaço para o contra-ataque gremista. O garoto Anderson, que jogou como atacante, perdeu duas grandes oportunidades de abrir o placar. Uma aos 15 minutos, ao receber passe de Bruno, avançar na área e chutar para fora. A outra aos 22 minutos, quando arrematou bem perto da trave.

Fraco na zaga, mas esforçado no ataque: os donos da casa desperdiçaram ótima chance aos 29 minutos, quando Éder cabeceou após cobrança de falta. Galatto, fora de ação, viu Bruno salvar o Grêmio em cima da linha. A essa altura, o jogo ganhou em velocidade, com chances de gol para os dois lados.

Parecia que todos já sabiam: o gol do Grêmio saiu graças a uma falha da defesa catarinense. Anderson lançou Samuel na área e Saulo, tentando cortar de cabeça, fez contra, logo aos dois minutos da etapa complementar. Isso porque logo aos 26 segundos o goleiro Roberto espalmou um bom chute de Samuel – o gol dos gaúchos era mesmo questão de tempo.

O Grêmio ampliou aos 17 minutos. Paulo Ramos acionou Samuel na área. O atacante, consciente, viu a saída do goleiro e finalizou no canto esquerdo. O segundo gol não esfriou o jogo: as duas equipes continuaram no ataque, mantendo a partida equilibrada e aberta.

Com o placar favorável, o técnico Mano Menezes sacou o meia Bruno e colocou o zagueiro Marcus Vinícius. Ainda faltavam dez minutos para o fim do jogo quando os torcedores do Tigre, que esperavam comemorar os 58 anos do clube com vitória, começaram a deixar o estádio. Não viram nada além das boas defesas de Galatto diante do esforço de Rodrigo e Ricardo Lobo no ataque.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop anuncia volta do lateral Diego Bolt

Diego Henrique Lopes de Souza, 28 anos, conhecido como...

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Começa hoje a segunda etapa do campeonato estadual de...
PUBLICIDADE