PUBLICIDADE

Saúde de Sinop Sinop registra aumento nos casos de catapora

PUBLICIDADE

A população sinopense tem estado preocupada com a ocorrência de aumento de casos de catapora registrada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em apenas 8 meses do ano de 2005, foi registrado um aumento de cerca de 100% no número de casos notificados em relação ao ano passado, ou seja, durante os 12 meses de 2004, 10 casos foram notificados pela secretaria e neste ano já foram 26.

Do total, um foi no mês de fevereiro, um em março, dois em junho, 3 em julho e 14 em agosto. O que significa que de julho a agosto o índice apresentou crescimento de 466%. Nos meses de abril e maio de 2005, nenhum caso foi registrado e em apenas 15 dias deste mês, foram 5 casos notificados.

Só Notícias apurou que além de crianças, que é a faixa etária do grupo de risco, jovens e adultos estão sendo infectados pela doença. “Como a catapora é muito contagiosa e geralmente o período de transmissão se dá antes da erupção das lesões, a maior parte dos doentes são crianças e adolescentes, pois estes indivíduos freqüentam escolas, que são locais de grande circulação de pessoas”, disse, ao Só Notícias, a enfermeira responsável pelo Departamento Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, Sandra Regina de Oliveira.

Segundo ela, sempre existe uma época do ano em que o número de casos notificados pela secretaria, aqueles em que o paciente procura uma unidade de saúde, aumentam e, por isso, a secretaria realiza trabalhos de esclarecimento sobre a doença.

“Todas as nossas equipes dos PSFs [Postos de Saúde da Família] realizam esse trabalho de orientação escola por escola. São dadas palestras sobre como cuidar das lesões e como curar a doença, uma vez que não existe vacina no sistema público de saúde”, reforça.

A doença
Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença comum em crianças e cerca de 60 milhões de pessoas contraem catapora todos os anos. Causada por um vírus que é transmitido com muita facilidade de uma pessoa para a outra, pode ter sintomas graves e levar a óbito.

Seus sintomas são cansaço, cefaléia, erupção cutânea, febre (temperaturas de até 40,6o C) e perda de apetite. A erupção começa no tronco, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas. Pode, ainda, atingir a parte interna da boca, nariz, orelhas e outros orifícios do corpo. Ela forma cerca de 250 a 500 vesículas pruriginosas, que começam a cicatrizar em aproximadamente 4 ou 5 dias.

Os problemas mais graves são a infecção cutânea, que pode resultar em cicatrizes permanentes, edema cerebral, perda de coordenação muscular, pneumonia, infecção de ouvido, herpes zoster (erupção cutânea dolorosa, que pode ocorrer anos mais tarde) e Síndrome de Reye (doença rara, que pode surgir em decorrência do uso de aspirina durante a infecção da catapora, entre os sintomas incluem-se náusea, vômito, cefaléia, cansaço e convulsões).

Sua transmissão se dá pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, pelo contato direto com uma pessoa infectada, geralmente através da secreção das vesículas e antes de as pessoas infectadas apresentarem erupção ou saberem que estão com catapora. A vacina é o único meio de prevenção, mas ela imuniza a pessoa em apenas 90%. Se alguém que tiver sido vacinado contrair catapora, a doença geralmente vai se manifestar de forma mais amena, com poucas vesículas, febre mais baixa e recuperação mais rápida.

Crianças sadias de um a 12 anos de idade devem receber uma dose da vacina e indivíduos a partir dos 13 anos de idade devem receber duas doses da vacina, separados por um intervalo de 4 a 8 semanas. A cura deve ser a base de repouso e medicamentos solicitados por um médico.

Em Sinop, apenas uma clínica realiza aplicação da vacina. Esta custa R$ 150, sendo indicada apenas para pessoas acima de um ano de idade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...
PUBLICIDADE