PUBLICIDADE

Coleta de lixo reciclável é feita em 30% dos bairros de Sinop

PUBLICIDADE

O trabalho de reciclagem do lixo está cada vez mais presente nas cidades e conscientizando a população. Em Sinop cerca de 100 catadores fazem a coleta de lixos que podem ser reaproveitados. Mas, segundo a Ong Ensinop, que atua no município realizando trabalhos em escolas, bairros e com catadores, apenas 30% dos bairros da cidade são visitados.

A Ong atua em Sinop desde 2004 e já fez várias atividades no município, com objetivo de conscientizar os moradores para separar o lixo reciclável (papéis, latas de alumínio, caixas de papelão), do lixo molhado. Além de diminuir os impactos ambientais, solucionando grande parte dos problemas com lixo que os municípios enfrentam, facilita o trabalho dos catadores.

Alguns latões especificando o tipo de lixo a ser colocado foram colocados em alguns pontos da cidade, mas há necessidade de haver uma maior conscientização da população. Dados da Ong apontam que cerca de 60% do lixo produzido na cidade pode ser reaproveitado.

Os 100 catadores que são orientados pela Ong conseguem até R$ 400 ao mês fazendo a coleta. A diretora executiva da entidade, Lourdes Bedendi, explica que as empresas também podem colaborar com projetos voltados à área, destinando até 2% do imposto de renda.

Um grande projeto que está sendo discutido é a implantação de uma usina de reciclagem de lixo em Sorriso, que atenderá 13 municípios da região Norte, que destinarão o lixo reciclável. O trabalho também deve diminuir a quantidade de lixo armazenada nos aterros sanitários e lixões das cidades e gerar emprego e renda.

Em Sinop o lixo é destinado para o aterro sanitário, que fica na estrada Alzira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretarias fazem teste de plataforma de telemedicina em Lucas do Rio Verde

Servidores da secretaria municipal de Saúde de Lucas do...

Hemocentro de MT atende quase 600 pacientes com a doença falciforme 

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...

Peixoto ampliará atendimentos na saúde com três novas ambulâncias

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...
PUBLICIDADE