terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Conferência de segurança alimentar em Sinop define propostas para fase estadual

PUBLICIDADE

Da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sinop, realizada ontem, das 13h às 18h, no Clube dos Idosos, saíram várias propostas e questionamentos a serem levados para as conferências regional, estadual e nacional.
O objetivo foi orientar as entidades que trabalham com pessoas e ensiná-los qual a melhor forma de utilizar os alimentos com segurança, o que de acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elza Escobar, consiste em saber diferenciar alimento de nutriente, fator necessário para o crescimento e desenvolvimento sadio de qualquer criança.

Alguns dados foram revelados aos participantes da Conferência. Segundo a coordenadora, os relatórios fechados durante o mês de fevereiro demonstraram que 51 crianças com alguns meses de vida até 7 meses apontam riscos de sobrepeso durante a fase adolescente ou adulta. O acompanhamento é feito pelos agentes de saúde que trabalham com as gestantes até 31 semanas.

No decorrer do dia, cinco grupos de trabalho foram formados, cada um com um eixo temático diferente. Das propostas apresentadas por eles, surgiu um relatório que deverá ser discutido, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, onde, posteriormente, será levado e apresentado durante a Conferência Regional, e assim sucessivamente até chegar a fase Nacional.

Um dos pontos defendidos e apresentados como proposta por parte dos representantes da Secretaria de Agricultura, foi a criação de hortas comunitárias e escolares, onde a intenção é colocar os próprios alunos para cuidarem e manipularem o cultivo dos alimentos. As nutricionistas presentes também discutiram muito a qualidade da merenda escolar servida pela Rede Municipal de Ensino. De acordo com elas, o padrão estabelecido até agora tem que ser melhorado e aprimorado cada vez mais, pois tudo que puder ser agregado ao trabalho que desenvolvem nas escolas será bem vindo.

Participaram da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, representantes de clubes de mães, associações de bairros, o conselho da criança e do adolescente, o conselho da mulher, secretarias de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Agricultura e Educação. A última etapa da Conferência, em nível nacional, está marcada para junho, em Fortaleza.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...
PUBLICIDADE