PUBLICIDADE

Lançado livro ’50 anos de Sinop’ com a história e progresso da maior cidade do Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias

O professor e historiador Luiz Erardi Ferreira dos Santos lançou o livro ‘Sinop 50 anos’ com a história da fundação da maior cidade do Nortão e que está entre as principais do Centro-Oeste tendo mais de 200 mil habitantes, e que no último dia 14, comemorou 5 décadas. O livro tem 420 páginas, mais de 500 fotos históricas e atuais além de mapas. A obra retrata o grande crescimento da cidade desde sua fundação em maio de 1972.

Erardi descreveu, ao Só Notícias, que “a preocupação maior foi deixar relatado a evolução histórica de Sinop desde os primeiros passos que a cidade deu, a partir da abertura da área urbana, nas primeiras ruas, em 1972 até os dias atuais quando passa por processo de verticalização, dos condomínios. A cidade começou a ser aberta em 1972 pelo Uli Grabert, contratado pela colonizadora Sinop (depois foi gerente), sob a liderança de Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho para começar formar a cidade. O livro descreve as evoluções nas áreas de infraestrutura, educacional, saúde demais setores, mostrando as transformações ao longo do tempo, urbana e paisagistas. No começo, por exemplo, eram casas de madeira, sem forro, e hoje Sinop também tem mansões de altíssimo padrão, prédios mostrando o grande crescimento nestes 50 anos”.

Erardi não escondeu a emoção ao descrever, no livro, a luta das primeiras famílias de pioneiros na década de 70 que enfrentaram muitos desafios, grandes problemas mas mantiveram a fé em Deus e determinação. “Deixaram suas regiões e começaram a formar a cidade. Não havia luz, hospital, era pequena infraestrutura e as famílias pioneiras de Sinop abriram caminho para a chegada do progresso e desenvolvimento em todas as áreas. Elas lançaram as raízes do que Sinop é hoje”, definiu.

A elaboração dos textos, seleção das fotos, entrevistas com familiares de pioneiros, checagem dos dados foi feita por aproximadamente seis anos, com revisão do professor e ex-presidente da Academia Sinopense de Letras Ireneu Jaeger. A capa e impressão do livro foi de editora em Londrina (PR)

‘Sinop 50 anos’ é o quarto livro do professor e historiador Luiz Erardi Ferreira dos Santos que mora em Sinop desde 1983, foi o primeiro delegado regional de Educação e Cultura (rede estadual), primeiro chefe da Gabinete na prefeitura (gestão Geraldino Dal Maso) e exerceu mesmo cargo na gestão seguinte e secretário de Educação e Cultura na gestão de Adenir Barbosa (1997-2000), diretor de Cultura na gestão de Nilson Leitão e coordenador do Museu Histórico de Sinop por 15 anos, deixando o cargo em 2020.

O livro é vendido na Casa do Artesão, Machado Itaúbas e galeria Mari Bueno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encontro de carros antigos em Mato Grosso terá show do Barão Vermelho

Primavera do Leste se prepara para receber, dias 6...

Dois presos por tráfico em Guarantã do Norte; 4 armas apreendidas

Investigadores da delegacia municipal em Guarantã do Norte prenderam...
PUBLICIDADE