O ex-secretário de Administração, César Roberto Zílio, preso na última sexta-feira (11) durante a Operação Sodoma 2, foi transferido do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) para o Corpo de Bombeiros, esta manhã.
Para a troca de uma unidade prisional foi feito exame de corpo e delito no Instituto médico Legal (IML). Antes, o ex-secretário foi até a Central de Flagrantes de Cuiabá no bairro do Planalto para procedimento de rotina.
A 2ª fase da Operação Sodoma apura fraudes na concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso. Na primeira fase, deflagrada em setembro de 2015, policiais prenderam o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, e ainda o ex-secretário de Fazenda, Pedro Nadaf.
Além da ilegalidade na concessão de incentivos fiscais, o alvo da operação são empresas gráficas instaladas em Cuiabá e Várzea Grande, que teriam sido utilizadas para “lavar” o dinheiro recebido como propina pelas autoridades na gestão passada.
A utilização de gráficas para a lavagem de dinheiro ocorreu na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Cuiabá, sob o comando do ex-vereador cassado João Emanuel e, segundo consta, também em outras administrações. Um dos empresários gráficos que participava desse esquema está o ex-deputado e jornalista Maksuês Leite (PP).
Além de César, também estão presos a ex-assessora da Fecomércio, Karla Cecília de Oliveira, e o empresário Willians Paulo Mischur, proprietário da empresa Consigna.