sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria estadual estuda estratégia para conter casos de dengue em Sinop

PUBLICIDADE

Com o objetivo de monitorar, avaliar e propor estratégias de intervenção para o enfrentamento da dengue, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou, esta manhã, uma Sala de Situação da Dengue no município. A iniciativa faz parte da rotina de intervenção desenvolvida pela equipe técnica da secretaria e reúne representantes de todas as áreas estratégicas da saúde.

“A Sala de Situação da Dengue é uma ferramenta utilizada para intervenção em situação de epidemia. Como a regional de Sinop tem municípios em situação de epidemia priorizamos essa região”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, acrescentando que o trabalho será desenvolvido em outras regiões também.

De acordo com a coordenadora, durante os dois dias de reunião serão apresentadas e analisadas informações epidemiológicas, entomológicas, assistenciais e de mobilização social para o enfrentamento da dengue na região. Ainda será entregue para cada representante municipal uma matriz de intervenção. Essa matriz terá descriminado as ações que devem ser priorizadas, com os prazos estipulados para o desenvolvimento de cada uma.

“Após esse momento da Sala de Situação da Dengue a Secretaria de Estado de Saúde, junto com o Escritório Regional de Saúde, oferece todo o apoio técnico necessário para o desenvolvimento das ações e monitora o desempenho de cada município, controlando os números relacionados à doença”, completou Flávia.

Em 2015, no período que compreende de 1º de janeiro a 16 de setembro foram notificados 21.574 casos de dengue. No mesmo período de 2014 eram 9.759 casos, ou seja, neste ano houve um aumento de 121,07%. Entre os municípios que apresentam maior número de notificações por dengue, Sinop continua se destacando com 3.097 casos, 16,43% a mais que o total notificado em 2014 (2.660 casos). A incidência do município está elevada com 2.442 casos por 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica situação endêmica quando casos superam 300 a cada 100 mil habitantes.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 316 casos suspeitos. Deste total, 227 estão sob investigação e 89 foram descartados nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Guaratã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Olímpia, Primavera do Leste, São Felix do Araguaia, Sorriso, Terra Nova do Norte, Várzea Grande, Rondonópolis. Até o momento, não foi confirmado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso.

Sobre o zika vírus, já foram enviadas para diagnóstico diferencial 164 amostras ao MT Laboratório, destas 45 encontram-se sob análise, 68 exames foram descartados por ausência de critérios clínicos epidemiológicos. Trinta e três aguardam triagem e 25 exames foram liberados, com confirmação de cinco casos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE