sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Sorriso deve ficar pronto no final de 2018

PUBLICIDADE

Uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público contra uma empresa, que infringiu leis ambientais, resultou em uma multa de R$ 2,5 milhões que vão ser destinados para construir o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Sorriso. A obra será no espaço da Fazenda Experimental do IFMT, na saída para a Polícia Rodoviária Federal e deve ficar pronto no final do ano que vem. Segundo a promotora de Justiça, Fernanda Pawelec, a unidade será construída por uma empresa que assinará Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Já estamos com a minuta do termo de cooperação e o projeto é uma construção conjunta do Estado, município e IFMT”, explicou.

De acordo com os projetos arquitetônicos, idealizados pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), o local terá 1,4 mil m² de área construída e 20 mil m² de área livre. Na área construída consta um prédio para clínica veterinária, outro para animais em quarentena, necrotério, alojamentos, biotério – local apropriado para criação de animais que servirão para a alimentação de outros, cozinha veterinária, bloco administrativo, refeitório e depósito de resíduos.

O secretário Sardi Trevisol explicou que o centro estará habilitado "para exercer atividades de proteção e manejo da biodiversidade do Estado todo, dentre elas da fauna silvestre nativa. Serão animais oriundos de apreensões, resgates e entregas voluntárias”, e assim que estiver funcionando, cada animal passará por triagem, para verificar a necessidade de tratamento no hospital veterinário e as condições para a futura soltura em seu  hábitat natural.

Para o reitor do IFMT Campus Sorriso, Claudir Von Dentz, “a comunidade acadêmica aguarda ansiosa por este projeto. Estamos há alguns meses trabalhando nisso. A estrutura será fantástica, possibilitará aos estudantes e pesquisadores evolução e visibilidade do trabalho desenvolvido”, frisou, através da asssessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Automóvel esportivo é destruído ao pegar fogo em rodovia de Mato Grosso

As chamas consumiram um VW Puma GTE amarelo, hoje...

Termina semana que vem período proibitivo de manejo florestal no Mato Grosso

O período de proibição para exploração do manejo florestal...

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Abertas mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...
PUBLICIDADE