domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Campanha Outubro Rosa é cancelada devido a decisão judicial

PUBLICIDADE

 

O lançamento oficial da campanha outubro Rosa em Sinop, que estava previsto para ser realizado amanhã, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 16h, foi cancelada em virtude do deferimento de uma ação judicial movida pelo Conselho Federal de Medicina contra a União Federal, que suspende parcialmente uma portaria que permite a requisição de exames pelos enfermeiros, a fim de evitar a prática da medicina por profissionais não habilitados, impedindo assim, que realizem diagnósticos sem orientação médica, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Em nota, o município afirmou que está suspensa integralmente a campanha do outubro Rosa, já que parte dos atendimentos são realizados com o auxílio dos enfermeiros que fazem parte das unidades básicas de saúde.

Já as 150 consultas disponibilizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs), nas UBS dos bairros Jardim Oliveiras e Menino Jesus, continuam em vigência, porém, agora atenderá somente as pacientes que estavam na fila de espera pela realização do exame de mamografia, da central de regulação da secretaria municipal de Saúde.

De acordo com diretor geral da unidades básicas do município, Márcio Henrique de Souza, a medida judicial afeta todas as UBS e Postos de Saúde Familiar do país, impossibilitando a realização da campanha de prevenção ao câncer de mama e a realização de exames como diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros.

A Refeccs divulgou nota reforçando que, neste sábado, das 08h às 16h, realiza a Campanha de Mamografia nas UBS dos bairros Jardim das Oliveiras e Sebastião de Matos.  Os atendimentos serão feitos por médicos oncologistas disponibilizados pela Rede. A Refeccs ainda irá doar 150 mamografias.  A campanha tem o apoio da secretaria municipal de Saúde e também tem por objetivo desafogar a fila de espera pelo exame no município.

(Atualizada às 20:43h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE